A nível feminino, a Liga MEO Surf versão 2025 terminou como começou. Isto é, com Francisca Veselko no topo do pódio.
Na tarde deste soalheiro domingo - contrastando com o clima dos dois dias anteriores - a duas vezes campeã nacional Open conquistou o Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da presente temporada.
Nas esquerdas do Lagido, onde nunca tinha ganho, Kika Veselko, de 22 anos, somou o segundo triunfo na campanha ao levar a melhor sobre a regressada Erica Máximo na final. Final essa que juntou, na Capital da Onda, duas surfistas originárias de Carcavelos, o berço do surf nacional. Em conjunto, ambas cresceram a surfar no mais famoso beach break lisboeta. Agora, discutiram a vitória no Oeste.
Veselko e Máximo asseguraram lugar na última final do ano após baterem as jovens Miriam Julião e Lua Escudeiro (campeã nacional Sub-18) nas meias-finais, respetivamente. Já antes, no início do dia, ultrapassaram a ronda 3, ocupando as duas primeiras posições da bateria inaugural dessa fase. Aí, Kika também tinha levado a melhor sobre Erica, que na ronda 2 foi mais forte.
Na final, chegou inevitavelmente o desempate. A antiga campeã mundial Júnior da WSL liderou os acontecimentos deste a primeira troca de ondas, impondo o seu surf de backside perante a conterrânea, que fez um 'Máximo' de campeonato.
Depois de um ano parada devido a lesão, a goofy de 19 anos regressou com muita ' fome de surf', apesar de ainda não estar a 100%. Neste excelente retorno, a ex-campeã nacional Sub-20 conseguiu atingir pela primeira vez a final de uma etapa da Liga MEO Surf, dando excelentes indicações para o futuro.
A final terminou com Kika Veselko a somar 11,35 pts face os 9,40 pts de Erica Máximo. "Obviamente que não há melhor maneira de acabar o ano. O objetivo era ganhar esta etapa e consegui cumprir isso. Vou contente para casa. Agora, segue-se um tempo para repor as energias e planear com calma e cabeça o que vou fazer, mas vou continuar a treinar e a fazer as minhas rotinas", disse a surfista que está em zona de qualificação para o CT do próximo ano, procurando seguir as pisadas da compatriota e já qualificada Yolanda Hopkins.
Com a vitória alcançada, a irmã do grom Jaime Veselko concluiu a Liga MEO Surf de 2025 como vice-campeã nacional, desalojando do segundo lugar a jovem Maria Salgado, que perdeu na ronda 3. A mesma que ditou o adeus de Gabriela Dinis, campeã do evento no ano passado.
Esta foi a sétima vitória Francisca na competição máxima do surf português, igualando o número de conquistas da mãe, Filipa Leandro.
Ao contrário do que aconteceu no lado masculino, o Bom Petisco Peniche Pro não influiu na determinação da campeão nacional. As contas ficaram fechadas na etapa anterior, realizada no arquipélago dos Açores. De forma antecipada, Teresa Bonvalot revalidou o título nacional, sagrando-se campeã Open pela sexta vez na carreira. Teresa que esteve ausente em Peniche devido a lesão.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram