O quarto dia do EDP Ericeira Pro ditou o afastamento de Francisca Veselko, deixando a representação lusa no evento caseiro cingida a Yolanda Hopkins, que não entrou em cena.
Em Ribeira d'Ilhas, na tarde desta quinta-feira, Kika saiu derrotada do duelo com a japonesa Amuro Tsuzuki, referente aos oitavos-de-final. A surfista asiática, de 24 anos, voltou a ser 'carrasca' de uma portuguesa. No dia anterior, já tinha contribuído para a eliminação da campeã nacional Teresa Bonvalot na ronda 2.
Desta forma, Veselko alcançou o nono lugar. Até ao momento, este é o seu terceiro melhor resultado na presente edição da Challenger Series, na qual venceu a etapa inaugural em Newcastle.
Neste bem disputado confronto entre antigas campeãs mundiais juniores da World Surf League (WSL), Amuro Tsuzuki liderou toda a bateria após abrir a mesma com uma onda de 7,00 pts.
Paciente, Kika só colocou a sua primeira pontuação (5,73 pts) com quase 20 dos 35 minutos do heat volvidos. Havia mais do que tempo para superar a dura oposição. Em plena sintonia com as direitas de Ribeira d'Ilhas ao longo do campeonato, Amuro ripostou com a única nota excelente (8,50 pts) do embate. Uma performance que se revelou crucial para o desfecho do embate.
A seguir, a surfista de Carcavelos fez uma onda de 7,53 pts, que também poderia ter atingido o patamar da excelência e dado outro rumo à bateria, caso não tivesse caído na finalização.
Assim, a duas vezes campeã nacional Open terminou com o pecúlio de 13,23 pts contra os 15,50 pts da medalhada de bronze nas Olimpíadas de Tóquio'2020.
Apesar da eliminação, Kika Veselko consolidou o seu lugar na zona de qualificação para o CT do próximo ano, encontrando-se bem colocada para conseguir essa inédita proeza.
Em quatro etapas - faltam disputar mais três - a irmã de Jaime Veselko já somou mais de 20 mil pontos. Esta já é a sua melhor pontuação em quatro participações a tempo inteiro no competitivo circuito Challenger Series.
Aconteça o que acontecer até ao fim do EDP Ericeira Pro, Kika sabe de antemão que continuará a figurar no top 5 do ranking.
Neste momento, a surfista de 22 anos até subiu um posto face ao lugar em que se encontrava na chegada à Ericeira. Virtualmente, Francisca é a quarta colocada da hierarquia.
Nos oitavos-de-final femininos do EDP Ericeira Pro, ainda teremos outra competidora portuguesa em ação, no caso Yolanda Hopkins.
A antiga bicampeã europeia da WSL, que partiu para o campeonato como vice-líder do ranking, defronta a jovem Laura Raupp, de 19 anos. O duelo luso-brasileiro será o primeiro a ser colocado na água quando a prova for retomada esta sexta-feira, antepenúltimo dia de competição. A chamada está marcada para as 7h45 (hora de Portugal continental).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram