Regressado de lesão e com toda a pujança de alguém que só contabiliza 16 aninhos, Jaime Veselko está a atravessar uma grande fase.
Apenas 10 dias depois de conquistar o título nacional Sub-18 de surf, o irmão de Francisco Veselko pisou novamente o topo do pódio, mas agora numa prova internacional.
Na passada quarta-feira, em Capbreton (França), Jaiminho venceu a final europeia Sub-16 do prestigiado Rip Curl GromSearch. Com várias categorias em ação, o evento reuniu os jovens que durante o ano foram os mais fortes nas provas disputadas em cinco países do velho continente, entre os quais Portugal.
A importante vitória obtida permite a Jaime Veselko aceder à final internacional do GromSearch de 2025, que também terá lugar em águas gaulesas. A final internacional, que foi conquistada em 2019 pelo compatriota Afonso Antunes, disputa-se de 4 a 8 de novembro em Hossegor, histórica latitude do surf europeu.
O vigente campeão nacional Sub-16 será o único competidor luso presente. Antes de retornar a França, Veselko estará a partir desta sexta-feira na corrida ao título nacional Open, ainda que as contas não sejam as mais favoráveis.
Quem também tirou bilhete para a final internacional foi a goofy francesa Naïa Monte, campeã da categoria Sub-16 feminina aos 14 anos.
Para além de Jaime Veselko, houve mais jovens surfistas portugueses em ação, num dia em que a Plage Santocha apresenteu diferentes faces. Condições desafiantes durante a manhã, devido ao vento forte que soprou, e mar glass no período da tarde para a consagração dos campeões.
No sudoeste francês, os groms portugueses estiveram em ótimo plano, obtendo vários pódios. A algarvia Sienna Rodrigues e a penichense Ana Mel foram vice-campeãs das categorias Sub-12 e Sub-14, respetivamente. Nota igualmente para o quarto posto obtido por Suri Rodrigues, irmã de Sienna, na categoria Sub-14.
Em termos masculinos, Levi Hummel e Zé Maria Antunes alcançaram o terceiro lugar nos escalões Sub-12 e Sub-14. Só na categoria Sub-16 feminina é que não houve representação lusa no pódio.
Recorde-se que o GromSearch é uma competição promovida pela Rip Curl, histórica marca australiana de surfwear. Destina-se a surfistas com idade igual ou inferior a 16 anos.
A final internacional realiza-se desde 2005 e já consagrou vários groms que depois fizeram carreira de sucesso no CT, entre os quais Gabriel Medina e Tyler Wright.
Resultados
Sub-12 masculino
1. Rocco Rigliado
2. Nel Raposo-Menendez
3. Levi Hummel
4. Cassius Woudberg
5. Matis Lazard
Sub-12 feminino
1. Betsie Reay
2. Sienna Rodrigues
3. Lya Degert
4. Andrea Rossi
5. Eva Rico-Basoa
Sub-14 masculino
1. Michael Monteiro
2. Marley Benesenes-Masse
3. Ze Maria-Antunes
4. Daniele Mereu
Sub-14 feminino
1. Cheyenne Patino Ubeda
2. Ana Mel Canhoto
3. Nahia Calderon Zabala
4. Suri Rodrigues
Sub-16 masculino
1. Jaime Veselko
2. Alai Rodriguez Albeniz
3. Hugo Flori
4. Francisco Anglani
Sub-16 feminino
1. Naïa Monte
2. Anouk Chennaux
3. Lee-Ann Boudine
4. Magnolia Rossi
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram