Caiu o pano sobre o Nacional de Bodysurf de 2025. Como já é habitual, o Cascais Pro teve a honra de encerrar mais uma temporada do circuito organizado pela Associação Surf Social Wave.
Os novos campeões nacionais (Open e Júnior) foram coroados nas ondas da Praia do Guincho, num evento realizado no último sábado. Boas ondas brindaram os 21 atletas inscritos, com o Guincho a oferecer tubos ao longo da jornada.
Na categoria Open, Guilherme Santos sagrou-se campeão nacional Open pela primeira vez, colocando um ponto final no domínio de Miguel Rocha, que tinha sido o dono do cetro em 2023 e 2024.
Depois de três títulos nacionais consecutivos no escalão Júnior, agora Gui superiorizou-se na categoria maior. A inédita conquista foi selada com o triunfo no Cascais Pro após animada final, onde travou um bonito duelo com o vice-campeão Henrique Madeira, que estava obrigado a vencer para ficar com o título. Mais distantes, Thomas Capucho e João Esteves alcançaram a terceira e quarta posições, respetivamente.
Guilherme Santos
Bodysurf Portugal
Para Guilherme Santos, o sucesso "deve-se a ter acreditado que era possível elevar o nível para ir mais longe e chegar ao objetivo que era ser campeão nacional Open, depois de ter sido campeão Júnior nos últimos anos. “
Precisamente na categoria Júnior, o sucessor de Guilherme Santos é David Nascimento. Realizada numa única bateria, a prova destinada aos bodysurfers mais novos foi bastante disputada, com a indefinição quanto ao vencedor a perdurar até ao último minuto.
Santiago Boia foi o mais forte, mas termina o ano como vice-campeão nacional. Isto porque o segundo posto foi suficiente para David Nascimento fazer a festa do título no Guincho. Mihnea Metaxa e Duarte Esteves ficaram na terceira e quarta posições, respetivamente.
David Nascimento
Bodysurf Portugal
Entre as duas finais, disputou-se a expression session Ahua, que premiava o melhor tubo. Esse foi da autoria de Santiago Boia, que assim levou para casa uma Handplane Ahua Pro Model Pedro Collaço.
Concluída a 11.ª edição do circuito nacional de bodysurf, António Pedro da Associação Surf Social Wave fez o balanço da época.
"Este foi um ano cheio de boas ondas, com menos atletas do que gostaríamos, mas com mais um salto do ponto de vista da qualidade dos atletas. Sentimos que há uma mudança da guarda. Esperamos que se mantenha nos próximos anos. Foi muito importante para a Associação Surf Social Wave a realização deste campeonato, pois é o que nos permite manter o foco na nossa missão social."
Rankings:
Open
1.º Guilherme Santos – 3590 pts 2.º Henrique Madeira – 3470 pts 3.º João Moço – 2830 pts 4.º Miguel Guedes – 2750 pts
Júnior
1.º David Nascimento – 3720 pts 2.º Santiago Boia – 3590 pts 3.º Duarte Esteves – 3260 pts 4.º Mihnea Metaxa – 2930 pts
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram