O emotivo dia final do Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf versão 2025, teve um condimento extra.
Pela segunda vez na temporada, que acabou no último domingo, houve lugar à realização do 'Quiksilver Heritage Heat', que voltou a juntar quatro glórias do surf português. A organização repetiu a fórmula utilizada no Allianz Ericeira Pro, mas agora com outros intervenientes.
Desta feita, os protagonistas desta bateria especial foram os ex-campeões nacionais João Antunes e Justin Mujica, o local Nuno Silva e o selecionador nacional David Raimundo, que à última hora substituiu Fernando Bento, impossibilitado de marcar presença.
Nas esquerdas do Lagido, estes quatro 'velhos roqueiros' mostraram que continuam com muito surf no pé e instinto competitivo bem apurado assim que envergam a licra. No fim, a vitória coube a Justin Mujica.
Nos últimos instantes da animada contenda, o campeão nacional em 1999 herdou o primeiro posto devido à interferência de prioridade cometida pelo local Nuno Silva, vencedor da etapa de Peniche em 2006. Assim, Nuno caiu da primeira para a quarta posição. "Aqui ninguém me dropina", brincou no pódio.
Precisamente no pódio, em plena Praia do Lagido, Justin Mujica dedicou o sucesso à sua irmã que luta contra um cancro e a todas aqueles que atravessam a mesma situação. "Esta final representa muito para mim. Estou muito contente em fazer parte da história do surf português e partilhar com amigos este heat", afirmou.
O segundo colocado foi João Antunes, detentor do título nacional em 1994, 1996 e 1998. "Foi um prazer voltar a competir com estes grandes amigos, que já não via há bastante tempo. Adorei", disse o pai de Afonso Antunes, surfista que depois conquistou a prova masculina do Bom Petisco Peniche Pro. Por pouco que não foi um domingo pleno de sucesso para a família Antunes.
Já o selecionador nacional David Raimundo foi o terceiro colocado. No pódio, a que subiu com o seu filho mais velho, confidenciou que um dos seus objetivos era "fazer duas ondas". Conseguiu e numa delas fez mesmo a melhor onda da bateria, sendo o único a entrar no patamar da excelência, com uns expressivos 8,25 pts. Faltou um backup para almejar a algo mais.
"Estou muito feliz de estar aqui com o meu filho, que pela primeira vez viu o pai a competir. Estou muito orgulhoso de ele estar aqui a ver-me competir, se calhar pela última vez na minha vida", disse David, que também é um dos treinadores do novo campeão nacional Francisco Ordonhas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram