Este sábado, no Médio Oriente, António Dantas concluiu a sua participação no Mundial de Longboard versão 2025.
Foi um final de campanha bem honroso, pois o atual campeão europeu da World Surf League (WSL) alcançou o melhor resultado nesta segunda temporada consecutiva entre a elite mundial do pranchão.
O também vigente campeão nacional alcançou o nono posto no Surf Abu Dhabi Longboard Classic, que se disputa até domingo na moderníssima piscina de ondas artificiais localizada na capital dos Emirados Árabes Unidos.
Desde a primeira hora, a prova tem sido marcada por excelentes performances. Os melhores longboarders do planeta têm exibido plena conexão nas ondas perfeitas geradas com a tecnologia da Kelly Slater Wave Company. Prova disso é as várias pontuações elevadas, sendo que alguns scores têm mesmo roçado a nota máxima (10,00 pts), seja no masculino ou feminino.
Num dia dedicado em exclusivo aos homens - na véspera foram as senhoras que monopolizaram as ondas do complexo Surf Abu Dhabi - António Dantas esteve logo em belo plano na ronda inaugural.
Mostrando-se bastante bem entrosado - foi a sua segunda participação no evento - o irmão do ex-campeão nacional João Dantas somou uns robustos 14,73 pts após as quatro ondas surfadas, duas para a esquerda e duas para a direita.
O desempenho plasmado permitiu alcançar o segundo posto num heat bem exigente, uma vez que entre os adversários constaram dois nomes com pergaminhos no circuito mundial: o filipino Rogelio Jr Esquievel e o havaiano Kaniela Stewart. Estes foram superados pelo goofy português, que apenas ficou atrás do vencedor, o jovem norte-americano Chase Lieder (15,60 pts).
Com tal pontuação combinada, António Dantas conseguiu um dos seis melhores desempenhos entre os competidores que não venceram baterias.
Desta forma, acedeu à ronda 2. Esta, onde estava em jogo duas vagas para os quartos-de-final, já não correu tão bem ao longboarder de São Pedro do Estoril. António não evitou quedas nas duas ondas surfadas, uma para a direita e outra para a esquerda.
A pontuação mais elevada foi anotada na direita, com 5,70 pts. Registo que apenas valeu o quinto lugar entre os seis competidores, determinando o fim da participação lusa no Surf Abu Dhabi Longboard Classic. As vagas para os 'quartos' ficaram na posse de dois veteranos norte-americanos: o campeão do mundo Taylor Jensen e Tony Silvagni.
Chegado ao Médio Oriente no 21.º lugar do ranking, António Dantas não consegue entrar no top 10, pese embora o bom resultado. A tarefa não era fácil.
Assim, o atleta de 22 anos está fora da finalíssima de El Salvador, que decidirá os campeões mundiais, e também não consegue desde já a requalificação para o circuito do próximo ano.
Para Dantas, o regresso ao 'Tour' em 2026 terá de ser efetuado via QS regional europeu, do qual é o atual detentor do título continental. O longboarder da Linha de Cascais está bem lançado para a requalificação, ocupando neste momento a vice-liderança da hierarquia.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram