A passagem de uma superfície frontal fria, que atravessará todo o continente, traz muita chuva para os próximos dias. As regiões do Norte e Centro serão as mais afetadas pelo novo agravamento do estado do tempo.
“É uma superfície frontal fria que tem muita atividade [e] que vai trazer muita chuva. As maiores quantidades são esperadas nas regiões Norte e Centro”, adiantou Patrícia Gomes, meteorologista do Instituto Português do Mard e da Atmosfera (IPMA), à agência noticiosa Lusa.
De acordo com Patrícia Gomes, a chuva vai começar a cair já no final desta quinta-feira no Minho e Douro Litoral. Depois, ao longo de sexta-feira, atravessa todo o território continental
“Com alguma lentidão [a superfície frontal] vai ficar quase estacionária principalmente na região Centro, o que acaba também por dar uma persistência à chuva que vai ocorrer. Persistência de um modo geral nos mesmos locais e com alguma intensidade. Isso pode gerar situações um pouco mais complicadas”, explicou.
No final de sexta-feira, segundo Patrícia Gomes, esta chuva vai estar “entre Setúbal e Portalegre e acaba por ficar aí durante algum tempo”.
“Depois no dia 1 de novembro [sábado] começa a atravessar a região Sul. Isto não significa que não chova nas regiões do Corte e Centro. Vai continuar a chover, mas não se espera que seja com a mesma intensidade que no dia 31 [sexta-feira]. É uma situação com alguma perigosidade”, destacou.
Por causa da chuva forte esperada, o IPMA já emitiu aviso laranja para as regiões do Norte e Centro entre as 3h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado e aviso amarelo para os distritos de Lisboa, Santarém e Castelo Branco entre as 3h00 de sexta-feira e as 6h00 de sábado.
Quanto ao vento, Patrícia Gomes adiantou que vai intensificar a partir do meio da tarde desta quinta-feira nas terras altas e no litoral Norte e Centro, mas nada de muito significativo.
“Em relação à temperaturas, os valores da máxima situam-se entre 15 e os 20ºC nas regiões do Norte e Centro e entre os 20 e os 23ºC na região Sul, com uma pequena descida no domingo”, referiu.
As temperaturas mínimas vão registar uma descida mais significativa, prevendo-se valores da ordem de 10 a 15ºC nas regiões Norte e Centro, descendo para valores inferiores a 5ºC em alguns locais do interior Norte e Centro na noite de sábado para domingo.
“Depois desta situação, haverá a intensificação de uma crista anticiclónica que vai fazer com que haja um desagravamento da situação meteorológica com diminuição da nebulosidade. O vento vai desagravar e não se espera precipitação, pelo menos durante dois a três dias, mas a meio da próxima semana a situação poderá mudar", finalizou.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram