Na tarde deste domingo, Afonso Antunes proclamou-se campeão do Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf versão 2025.
Este foi o regresso de Afonso às vitórias na competição que define os títulos máximos do surf português, o que já não acontecia há mais de três anos. O último sucesso dava de abril de 2022, na etapa do Porto/Matosinhos numa final em que então bateu o consagrado Vasco Ribeiro.
Agora, na Capital de Onda, terminou um longo jejum a nível interno e que permite a Antunes fechar da melhor maneira um ano em que se estreou como efetivo no competitivo circuito Challenger Series, no qual se discute o acesso ao CT.
"Estou super contente por ter ganho. Já fazia um tempinho (n.d.r: agosto de 2024), desde Pantín, que não ganhava um campeonato. Como já tinha dito, numa entrevista anterior, sou super competitivo e odeio perder. Sabe bem vir aqui e cumprir o meu objetivo", mencionou o vice-campeão nacional Open em 2021.
O filho do antigo campeão nacional João Antunes, que este domingo também vestiu a licra ao participar no 'Quiksilver Heritage Heat', garantiu a vitória nas esquerdas do Lagido após derrotar em final muito equilibrada o polaco Maksymilian Michalewski, que reside em Peniche.
Os dois finalistas, que deram espetáculo com um afiado surf de backside, ficaram separados por uns magros 0,25 pts. Antunes amealhou 13,75 pts contra os 13,50 pts do estreante em finais da Liga MEO Surf.
Para além de reunir os dois atletas que mais se destacaram desde a última sexta-feira - venceram os cinco heats disputados até à final - este duelo juntou os nomes que deram o último golpe para que Francisco Ordonhas conquistasse o primeiro título nacional Open da carreira.
Nas meias-finais, Afonso e Maksymilian derrotaram Tomás Fernandes e Jaime Veselko, respetivamente, encerrando as contas do título.
Na ronda anterior, os quartos-de-final, o novo campeão da etapa da Peniche já tinha dado uma mãozinha a Ordonhas ao derrotar João Mendonça. Já Michalewski começou o dia a bater o júnior Francisco Mittermayer, numa bateria sem implicações na corrida ao cetro nacional masculino.
No início do campeonato, Afonso era um dos 10 candidatos ao título. Todavia, logo na sexta-feira, ficou fora da luta, com os resultados que se deram. É o vice-campeão nacional de 2025.
"Foi um campeonato onde tentei meter a cabeça no sítio e tentei desligar de tudo o que se passa à volta. Não foi fácil, mas consegui. Agora é tentar desfrutar um bocadinho da vitória e continuar a trabalhar porque daqui a dois meses estou no Havai para a Challenger Series. Quero levar este surf para lá", concluiu.
Quinto vencedor em outras tantas etapas da Liga MEO Surf versão 2025, Afonso Antunes arrebatou o Bom Petisco Peniche Pro pela segunda vez, depois do sucesso registado em 2021, ano de regresso do evento ao calendário. Foi o ponto final numa sequência de três vitórias consecutivas do grande amigo Guilherme Ribeiro no Oeste.
Curiosamente, o surfista de 22 anos igualou o número de vitórias do pai João nesta latitude. Para um domingo perfeito para a família Antunes, apenas faltou o triunfo do consagrado João no animado 'Heritage Heat'. Foi o segundo colocado, atrás do vencedor Justin Mujica.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram