O brasileiro Yago Dora é o homem do momento no surf mundial, pois sagrou-se recentemente campeão do mundo na sequência da vitória em Cloudbreak.
O sucesso na WSL Finals - à qual já chegou na posse da licra amarela - foi o culminar de um ano sublime por parte do goofy brasileiro.
Nas 11 etapas da temporada regular, onde foi o surfista mais forte, Yago foi finalista em três eventos, tendo somado duas vitórias (Peniche e Trestles). Em março último, a coroação no MEO Rip Curl Pro Portugal representou a primeira vitória de Dora na elite mundial de surf.
Para o surfista catarinense, de 29 anos, o sucesso em Portugal foi um marco numa época repleta de proezas, que foram previstas com muita antecedência.
Através de publicação efetuada na sua conta oficial na rede social Instagram, o competidor sul-americano revelou as resoluções que definiu para a temporada recentemente concluída.
Os objetivos foram elencados a 30 de janeiro, um dia depois da precoce eliminação no Pipe Pro, etapa inaugural do CT versão 2025. Yago tinha perdido na repescagem, com o magríssimo score combinado de 2,60 pts.
Pese embora a fugaz passagem pelos famosos tubos de Pipeline, a confiança de Dora não ficou abalada. Bem pelo contrário! É a conclusão que retiramos dos ambiciosos objetivos escritos à mão naquele que, por estes dias, se tornou no mais famoso bloco de notas do surf mundial.
Fazendo uma analogia com o futebol, por cá, já havia um bloco que ficou para a história e até virou livro comercializado. Falamos do bloco de notas do técnico romeno Laszlo Bölöni, aquando da conquista do título nacional ao serviço do Sporting em 2001/2002.
Voltando ao surf e a Yago Dora, a grande maioria dos objetivos delineados incidiu sobre metas que nunca tinha atingido na divisão máxima do surf mundial, onde já pontifica desde 2018.
Um a um, paulatinamente, todos os objetivos foram cumpridos com sucesso. O profeta Yago estava certo!
As resoluções foram:
"Este ano, vou vencer duas etapas do circuito
Vou-me classificar para a final 5.
Vou-me classificar para o Finals entre os 3 primeiros do ranking.
Vou passar pelo corte com antecedência.
Vou ser o melhor surfista do circuito mundial.
Este ano, vou ser campeão mundial de surf.
Este é o meu ano!
2025 é o meu ano!
Serei campeão mundial de surf pela WSL em 2025!"
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram