Esta quinta-feira, a 29.ª edição do Sintra Bodyboard Pro Fest prosseguiu na Praia Grande, com o mar a subir face à véspera e a apresentar condições bem desafiantes para a elite mundial.
Neste segundo dia de competição, que só teve a prova masculina na água, a armada lusa fez prevalecer o factor casa e registou nova jornada bem positiva.
Miguel Ferreira, Rodrigo Lopes e o jovem Francisco Ferreira (campeão nacional Sub-18) avançaram para os oitavos-de-final, fase que já será disputada em formato 'man-on-man'.
O trio português esteve em bom plano na ronda 3, com Miguel Ferreira e Rodrigo Lopes a somarem triunfos nas respetivas baterias.
Neste Sintra Pro, Miguel apresenta um registo 100% vitorioso, tendo conquistado os três heats que já surfou. Já Francisco Ferreira está a dar continuidade ao bom momento que atravessa. No último fim de semana, alcançou o vice-campeonato na etapa do circuito nacional em São Jacinto.
Menos sorte teve o detentor do título nacional que tinha deixado excelentes indicadores no dia anterior. Num equilibrado confronto com o campeão do mundo Armide Soliveres e o francês Arthur Buggle, Ricardo Rosmaninho acabou derrotado, ficando perto de manter-se em competição.
Nos oitavos-de-final, onde estão 16 melhores bodyboarders do campeonato, Miguel Ferreira será o primeiro competidor luso a vestir de licra de competição. No segundo heat, encontra o veterano italiano Genesio Ludovisi.
Mais tarde, na sexta bateria, Rodrigo Lopes mede forças com o canário Armide Soliveres. Depois, na oitava e última refrega, Francisco Ferreira divide o lineup com o francês e ex-campeão mundial Pierre-Louis Costes, que procura a quinta vitória no Sintra Pro.
Armide Soliveres
O dia na Praia Grande ficou ainda inevitavelmente marcado pelo precoce afastamento do brasileiro Uri Valadão, lider da hierarquia mundial na chegada a Portugal. Numa das baterias mais equilibradas da ronda 3, o quatro vezes vencedor do Sintra Pro foi surpreendido. Desta forma, o antigo campeão do mundo tem a liderança do ranking em risco.
Na prova feminina, que ficou em terra, importa relembrar que o contingente luso é formado por Joana Schenker, Mariana Silva, Filipa Broeiro, Alice Teotónio, a campeã europeia Teresa Padrela e a campeã nacional Luana Dourado. As seis atletas estão na ronda 2.
O período de espera do Sintra Bodyboard Pro Fest, que volta a integrar o calendário do circuito mundial, estende-se até domingo.
Para esta sexta-feira, a chamada está agendada para as 8h30 (hora de Portugal continental). A previsão indica a diminuição do tamanho do mar.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram