Esta quarta-feira, dia 3 de setembro, marcou o início do Sintra Bodyboard Pro Fest, o mais antigo evento do circuito mundial da modalidade.
Neste primeiro dia do período de espera, que prolonga-se até domingo, não faltou ação na Praia Grande, que colaborou ao entregar ondas com potencial.
Em Sintra, a armada lusa teve uma estreia positiva. Dos 10 bodyboarders portugueses que competiram, sete dos quais conseguiram superar a jornada inaugural.
Deste lote, destaque para Miguel Ferreira e Francisco Ferreira, pois ultrapassaram duas rondas. A dupla atingiu a ronda 3, que marcará a entrada em cena dos cabeças de série. O campeão nacional Ricardo Rosmaninho, que estreou-se com um desempenho categórico, e Rodrigo Lopes também acederam a esta ronda.
Miguel Ferreira debutou com um registo 100% vitorioso, enquanto Ricardo Rosmaninho foi um dos dois atletas que atingiu a excelência, com 8,25 pts. O competidor poveiro foi o único a entrar no patamar da excelência, tendo igualmente registado o segundo pecúlio mais alto (14,75 pts) da jornada. Só o gaulês e antigo campeão europeu, Maxime Castillo, fez melhor, com 15,50 pts.
“Tivemos boas ondas esta tarde, o que nos permitiu dar espetáculo. Gostava mesmo de melhorar o meu melhor resultado aqui, uma presença nos quartos-de-final. Acredito que se as condições se mantiverem, teremos a possibilidade de mostrar o valor dos bodyboarders aqui presentes", considera Rosmaninho.
Ricardo Rosmaninho
Em sentido inverso, Salvador Rosa e Frederico Castelo Branco foram eliminados na segunda ronda. Ainda no seio da armada lusa, nota para a ausência de Joel Rodrigues, atual 13.º colocado do ranking mundial.
No lado feminino, a wildcard e campeã nacional Luana Dourado brilhou a caminho da ronda 2, onde as cabeças de série Joana Schenker, Filipa Broeiro e Teresa Padrela tiveram entrada direta.
A vigente campeã europeia Júnior, de apenas 16 anos, foi a autora da melhor pontuação combinada (11,40 pts) e a melhor onda (7,00 pts) da ronda 1 feminina. Mariana Silva e Alice Teotónio também avançaram para a ronda seguinte.
“Gosto muito de participar no Sintra Pro e foi muito bom entrar a ganhar. Agora, espero chegar o mais longe possível. Embora saiba que vai ser muito difícil, tenho aspirações a um bom resultado", revelou a dupla vice-campeã mundial Júnior.
Por sua vez, Mariana Rosa e Carolina Ferro Dias não evitaram a derrota de primeira no Sintra Pro, que celebra este ano a 29.ª edição. Entre as senhoras, já é certo que teremos uma nova vencedora face ao ano passado. Isto porque a campeã mundial Maíra Viana não está presente.
Com 3000 pontos em jogo na prova masculina e 15000 no lado feminino, o Sintra Pro volta a desempenhar um papel importante na corrida aos títulos mundiais. É a penúltima etapa do ano para as categorias seniores.
Esta quinta-feira, a chamada na Praia Grande está marcada para as 9h00 (hora de Portugal continental). A previsão indica a subida do mar e o vento a soprar com maior intensidade. Condições que prometem ser desafiantes para a elite mundial.
Diariamente, o Sintra Pro pode ser acompanhado através da transmissão em direto efetuada no canal de YouTube e sítio de internet da International Bodyboarding Commitee (IBC) .
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram