O terceiro e antepenúltimo dia do Sintra Bodyboard Pro Fest versão 2025 revelou-se bem positivo para a armada lusa presente na Praia Grande.
Numa fase em que o evento mundialista entra na fase decisiva, esta sexta-feira, seis bodyboarders portugueses atingiram os quartos-de-final.
A fatia de leão reside no quadro feminino, que voltou à água após dia de folga. Cinco atletas portuguesas estão entre as oito melhores da 29.ª edição da mais antiga etapa do circuito mundial de bodyboard.
O atual cenário abre boas perspetivas para a reta final da competição, que termina domingo. Garantida já está a presença, de pelo menos, uma competidora lusa nas meias-finais.
Na ronda 3, que marcou a estreia das cabeças de série, as vitoriosas Joana Schenker, Teresa Padrela e Luana Dourado, bem como Filipa Broeiro e Mariana Silva avançaram para os quartos-de-final. A folha só não ficou limpa devido à eliminação de Alice Teotónio.
A wildcard campeã nacional Luana Dourado, de 16 anos, foi quem esteve em maior evidência ao anotar a pontuação combinada mais elevada (12,80 pts) e a melhor onda (8,00 pts) de todo o campeonato feminino, até ao momento. Toda uma performance que permitiu, entre outras, levar de vencida a campeoníssima Neymara Carvalho, que é 33 anos (!) mais velha.
Nos quartos-de-final, Luana dividirá o lineup com a compatriota Mariana Silva. É a primeira bateria dos 'quartos'. No heat seguinte, temos duelo entre duas antigas campeãs do mundo: Joana Schenker e a lendária Neymara Carvalho.
Nos restantes embates, a ex-campeã europeia e nacional Filipa Broeiro defronta a atual número 1 mundial Namika Yamashita, enquanto a campeã continental Teresa Padrela encontra a também nipónica Sara Abiko.
Na divisão masculina, Miguel Ferreira é o resistente do contingente nacional. Mantendo o registo 100% vitorioso neste Sintra Pro - quatro triunfos em outros tanto heats - Miguel derrotou o experiente italiano Genesio Ludovisi, somando 11,50 pts face aos 7,50 pts acumulados pelo adversário.
Miguel Ferreira
IBC
Proveniente da ronda 1, o atleta da Linha de Cascais já igualou o seu melhor desempenho no Sintra Bodyboard Fest Pro, alcançando os quartos-de-final.
“É bom igualar o meu melhor resultado, mas quero sempre fazer melhor. Agora vou encontrar o Brahim Iddouch, mas nos quartos-de-final, seja quem for, é sempre difícil. Só me resta surfar o meu melhor e ver o que acontece", afirmou.
Caso ultrapasse a oposição marroquina, Miguel Ferreira poderá voltar a encontrar novo bodyboarder originário desse país africano nas meias-finais. Um hipotético acesso à final será discutido com Badr Eddine Chajari ou o francês Maxime Castillo, que tem sido um dos nomes em maior destaque.
Fora dos quartos-de-final ficaram Rodrigo Lopes e Francisco Ferreira após derrotas perante o campeão mundial Armide Soliveres e do consagrado Pierre-Louis Costes, respetivamente. Batidos por dois pesos-pesados do circuito mundial, os dois portugueses alcançaram o honroso nono posto. A caminho dos 'quartos', PLC brilhou com o maior score combinado (15,25 pts) de todo o dia.
Este sábado, penúltimo dia de competição, a chamada encontra-se agendada para as 8h30 (hora de Portugal continental). A previsão indica nova descida do mar, que terá um pulso para domingo, dia das finais.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram