O Norte Surf Fest está de regresso à Praia de Matosinhos para a segunda edição deste encontro que celebra a cultura e história do surf, projetando o futuro dos oceanos com propostas de sustentabilidade e inovação.
Entre sexta-feira e domingo, as cidades de Matosinhos e do Porto recebem conversas com especialistas nacionais e internacionais, com destaque para a presença do duas vezes campeão mundial de surf Tom Carroll, da havaiana Bethany Hamilton e a homenagem ao malogrado Abílio “Billy” Pinto.
Do vasto programa , que se estende por três dias, constam ainda concertos, competições, surf adaptado, limpezas de praia e uma nova tentativa de quebrar o recorde mundial para o maior número de surfistas a deslizar a mesma onda em simultâneo.
Nas palavras de Afonso Teixeira, porta-voz da organização, “após o sucesso do ano passado, que trouxe alguns dos principais líderes mundiais sobre temas como a cultura e a história, a tecnologia e a inovação no surf, iremos manter a aposta nestes temas, que são as bases da identidade do evento, e reforçar com a introdução de novas temáticas, como o bem-estar e a superação através do surf e dos desportos náuticos de uma forma geral, onde destacamos a presença da Bethany Hamilton que irá contar a sua incrível história, bem como de Tom Carroll.”
Este ano, o festival presta homenagem ao malogrado surfista nortenho Abílio “Billy” Pinto, uma referência do surf nacional e um dos principais impulsionadores da modalidade a norte do país, falecido há poucos meses.
Em 2024, Abílio participou nas 'Conversas à Nortada', onde esta sexta-feira será agora homenageado, entre as 17h30 e as 18h30. No dia seguinte, à mesma hora, o tema será “Mulheres nas Ondas”.
Com os temas centrais no surf, sustentabilidade, cultura, inovação e bem-estar, o programa inclui diversas atividades.
As Surf Talks realizam-se no Forte de S. Francisco Xavier e no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, nos dias 26 e 27 de setembro, entre as 10h00 e as 17h00.
Uma das convidadas é Bethany Hamilton, que, após perder um braço num ataque de tubarão aos 13 anos, regressou à competição meses depois. O painel conta ainda com Tom Carroll, João de Macedo, Jess Ponting, Pedro Pastilha, Emi Koch, Eugénia Barroca e Ishita Malaviya.
O festival inclui também dois momentos competitivos: o Surf Challenge, no dia 27 de setembro, entre as 9h00 e as 13h00, reservado a convidados da organização com percurso relevante no surf do Grande Porto, e o OC4 Surfing Challenge, uma novidade do festival, organizado em parceria com o Ocean Clube Ericeira, uma prova internacional de surf em canoas havaianas (outrigger canoes), modalidade ancestral da Polinésia.
Compostas por quatro elementos, as equipas são provenientes de várias partes do mundo. O encontro está marcado para a Praia de Matosinhos.
O cartaz musical, por sua vez, traz os Souls of Fire, Not All Tails, Population 5 e Sadhäna, com atuações no Jardim do Senhor do Padrão, dias 26 e 27, das 18h30 às 21h00.
A fotografia também marca presença com a exposição Surf Expo by Insta360, dedicada às 'Ondas do Norte', que estará visível ao longo da marginal.
Outro dos pontos altos da programação deste ano é o surf ddaptado, promovido pela Associação Surfit Terapêutica, que proporciona sessões inclusivas a instituições de solidariedade social da região.
A vertente educativa contempla ainda atividades para crianças das escolas do Porto e Matosinhos participantes, como a ação Surf & Rescue, desenvolvida em parceria entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal e o Instituto de Socorros a Náufragos, que sensibiliza os jovens para a segurança aquática e salvamento; e a limpeza de praia, com o apoio da empresa dinamarquesa Vestas, líder mundial em soluções de energia sustentável. Ambas as iniciativas têm lugar na Praia de Leça da Palmeira.
No Jardim Atlântico (espaço localizado no Jardim do Sr. do Padrão), além do MARcado, que trará um espaço para o comércio ao ar livre, haverá um Food Corner e um programa com sessões de yoga, Flow Together e workshops de fotografia apoiado pela Insta360, de brisas e turbinas dinamizado pela Vestas, e, ainda, de fabrico de pranchas em madeira, entre outras surpresas.
O festival é de entrada livre e gratuita, à exceção das 'Surf Talks' que têm um custo diário a partir de 17,50€.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram