Esta sexta-feira, começa o Mundial ISA de Surf versão 2025. Pela terceira vez em cinco anos, o evento tem lugar em El Salvador, mais concretamente nos picos de El Sunzal e La Bocana.
Neste dia inaugural, não haverá ação dentro de água. Esta desenrola-se de 6 a 14 de setembro. A primeira jornada conta apenas com a cerimónia de abertura, que inclui a tradicional parada das nações e respetiva entrega dos frascos de areia dos países presentes.
Nos próximos dias, segundo números avançados pela Associação Internacional de Surf (ISA), teremos 61 nações em competição, com o número recorde de 297 surfistas.
Entre as nações presentes, onde se destaca a estreante Angola, inclui-se naturalmente Portugal. Orientado por David Raimundo, o conjunto luso vai atacar o certame na máxima força. Em El Salvador, na América Central, estará presente a elite do surf português.
Os seis surfistas selecionados foram Frederico Morais, o estreante Afonso Antunes, Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e os campeões nacionais Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot. É precisamente a mesma formação que inicialmente estava escalonada para o Eurosurf de 2025, mas que teve de ser alterada devido à sobreposição de datas com o US Open of Surfing, etapa do circuito Challenger Series da World Surf League (WSL).
Face ao Mundial ISA de 2024, disputado em Porto Rico, o elenco português sofre apenas uma alteração. Sai Guilherme Fonseca e entra Afonso Antunes, que faz a primeira aparição no evento.
Desde a passada quarta-feira que a seleção nacional já treina em El Salvador. Através dos vídeos publicados pela Federação Portuguesa de Surf nas redes sociais, os atletas mostram que estão com o surf bem afiado e prontos a iniciarem o campeonato.
Na primeira ronda, Frederico Morais, Guilherme Ribeiro e Afonso Antunes defrontam maioritariamente adversários chineses e noruegeses. Já Teresa Bonvalot, Yolanda Hopkins e Kika Veselko encontram sobretudo surfistas locais, guatemaltecas e neozelandesas.
Recorde-se que El Salvador traz boas memórias ao surf português. No Mundial de 2021, Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot conseguiram a inédita qualificação para os Jogos Olímpicos para além de terem arrecadado as medalhas de prata e bronze, respetivamente.
O Mundial ISA de 2025 consagrará um novo campeão do mundo, pois o brasileiro Gabriel Medina não estará em prova. A nível feminino, a campeã Sally Fitzgibbons parte em busca do quinto título mundial ISA. Em termos coletivos, o Brasil inicia a defesa da coroa conquistada em Porto Rico.
Entre os dias 6 e 14 de setembro, toda a ação em El Sunzal e La Bocana pode ser acompanhada através da transmissão no sítio oficial de internet da ISA.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram