Na última terça-feira, dois tripulantes de um veleiro com bandeira francesa foram auxiliados ao largo de Vila do Conde, depois da embarcação ter ficado sem leme após uma interação com orcas.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, em nota publicada na sua página oficial na rede social Facebook, o alerta para o incidente foi dado pelas 15h50, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa). Tudo aconteceu a cerca de cinco quilómetros a oeste-noroeste do porto de Vila do Conde.
Os tripulantes da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim auxiliaram as duas pessoas que seguiam a bordo do veleiro e que "se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica".
"Devido aos danos provocados no leme do veleiro, a embarcação da Estação Salva-vidas efetuou o reboque para a Marina da Póvoa do Varzim, por forma a minimizar o risco para a segurança da navegação", explica a Autoridade Marítima.
Recorde-se que, nos últimos dias, esta não é a primeira embarcação que é alvo de constrangimentos devido à presença de orcas na costa continental portuguesa.
No final da semana passada, cinco tripulantes foram resgatados após a embarcação em que seguiam também ter ficado sem leme, na sequência de interação com estes animais marinhos.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram