Foi positivo para a armada lusa o arranque do Junior Pro Razo, quarta e penúltima etapa do circuito Pro Junior europeu da World Surf League (WSL) versão 2025.
Dos 13 jovens surfistas portugueses que estiveram em ação, houve nove que conseguiram seguir em frente na competição que se disputa na província galega da Corunha. No seio do contingente luso, registaram-se apenas quatro eliminações.
Esta quarta-feira na abertura de hostilidades, a Playa de Razo ofereceu ondas pequenas. Neste contexto, as pontuações combinadas baixas foram, sem surpresa, uma constante ao longo do dia. Porém, as condições de mar verificadas possibilitaram a realização da ronda 1 tanto para homens como para mulheres. 24 baterias levadas a cabo.
Na prova masculina, Benjamim Magalhães, Bruno Amado, José Gonçalves e Miguel Lages avançaram para a ronda 2 na sequência de triunfos nas suas baterias. Para a fase seguinte, que marca a estreia dos cabeças de série, avançaram igualmente Mário Leopoldo e Afonso Pinto.
Em sentido contrário, Zé Champalimaud e Joaquim Trindade foram arredados da competição espanhola.
A próxima ronda também terá em ação os sete surfistas portugueses que tiveram entrada direta: Tiago Guerra, Tiago Stock, João Mendonça (vice-líder do ranking), Salvador Vala, Martim Fortes, João Roque Pinho e o vigente campeão europeu Francisco Ordonhas.
No lado feminino, a surfista-judoca Maria Dias foi quem esteve em maior destaque, pois fez a melhor pontuação combinada da ronda 1, com 12,17 pts. No mesmo heat, o quinto da ronda inaugural, Miriam Julião também acedeu à ronda 2, enquanto Nuria Maganinho ficou pelo caminho. Eliminada também foi Constância Simões. Por sua vez, Teresa Pereira entrou em cena com um triunfo.
Para além de Maria Dias, Miriam Julião e Teresa Pereira, as cores nacionais também estarão representadas na ronda 2 pelas cabeças de série Lua Escudeiro e Maria Salgado, que ocupa a vice-liderança do ranking.
O Junior Pro Razo tem o período de espera até sábado, dia 27 de setembro. Para esta quinta-feira, a previsão indica mar ainda mais pequeno, o que promete tornar ainda mais difícil a tarefa dos melhores surfistas juniores europeus. Chamada às 8h30 (hora de Portugal continental).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram