Entre os dias 26 e 28 de setembro, celebrou-se a segunda edição do Norte Surf Fest, que teve lugar nas cidades do Porto e Matosinhos.
Dentro e fora de água, com um programa repleto de atividades, a iniciativa celebrou a cultura e a história do surf, projetando o futuro dos oceanos com propostas de sustentabilidade e inovação.
A segunda edição fica inevitavelmente marcada pela conversa inspiradora com Bethany Hamilton e a sentida homenagem ao malogrado Abílio Pinto, referência do surf nacional e um dos principais impulsionadores da modalidade na região Norte do país.
Em memória de Abílio, desaparecido no passado mês de março, houve um paddle out na Praia de Matosinhos, uma exposição dedicada à sua vida e a conversa à Nortada “Lembrando o ‘Billy Boy'”.
Norte Surf Fest
Os temas centrais foram o surf, sustentabilidade, cultura e inovação. A estes, juntaram-se novas temáticas como o bem-estar e a superação através do surf.
Realizadas no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e no Forte de São Francisco Xavier, as surf talks tiveram a presença da já mencionada Bethany Hamilton, bem como do bicampeão mundial Tom Carroll e do ex-big rider e ativista ambiental João de Macedo, entre outros nomes.
No âmbito da competição, o OC4 Surfing Challenge, prova internacional de surf em canoas havaianas (outrigger canoes), conquistou a atenção de vários curiosos.
Na manhã do passado domingo, derradeiro dia do evento, ocorreu nova tentativa de quebrar o recorde mundial do Guinness para o maior número de surfistas a deslizar a mesma onda em simultâneo. Apesar dos 176 surfistas presentes, ainda não foi desta! O registo continua a estar na posse da África do Sul, com 110 surfistas.
Norte Surf Fest
As iniciativas educativas 'Surf & Rescue' e a ação 'Limpeza de Praia' reuniram 200 alunos de escolas do Porto e Matosinhos. Foram retirados mais de 150 sacos de lixo das praias.
Já a formação 'Surf & Rescue”, realizada em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos, dotou os alunos de conhecimentos básicos sobre segurança aquática e salvamento.
“O balanço é muitíssimo positivo, a adesão e a participação de toda a comunidade surfista, mostrou o interesse em debater e fortalecer a cultura de surf local. Por outro lado, a introdução de novas temáticas, como o bem-estar e a superação através do surf, e outros desportos de praia, o reforço da programação para as famílias, os workshops e os concertos foram determinantes para chegar a um público mais amplo. Esta união de públicos ficou bem presente no último dia, com a tentativa de quebrar o recorde mundial para o maior número de surfistas na mesma onda: centenas de pessoas rumaram à praia, para participar ou para assistir, e daí resultou uma manhã inesquecível, de muita partilha entre todos e com um ambiente único. Aos 176 surfistas que entraram na água, deixamos o nosso maior agradecimento, por terem respondido à chamada e participado nesta tentativa, ainda que não tenhamos conseguido trazer o recorde para o Portugal", referiu Afonso Teixeira, porta-voz da organização.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram