Pelo segundo dia consecutivo, a seleção nacional teve um elemento a cair para a repescagem do Mundial ISA versão 2025, que se disputa em El Salvador.
Depois do estreante Afonso Antunes , desta vez a fava saiu à atual campeã nacional Teresa Bonvalot, algo muito pouco habitual em fases tão prematuras dos campeonatos mundiais ISA.
Esta 'pedra no sapato' impediu que Portugal registasse uma jornada totalmente vitoriosa nas ondas de El Sunzal e La Bocana. Isto na sequência das performances do campeão nacional Guilherme Ribeiro, de Yolanda Hopkins e da demolidora Francisca Veselko, que conseguiram a passagem à ronda 3 do quadro principal. Frederico Morais e Afonso Antunes não surfaram.
Para as cores nacionais, a terça-feira competitiva, que marcou as primeiras eliminações, teve início com novo triunfo seguro de Yolanda Hopkins. Foi logo na bateria inaugural da ronda 2 feminina. A vice-campeã mundial lSA em 2021 bateu a concorrência com a pontuação combinada de 11,27 pts.
Mais tarde, na 13ª bateria, houve lugar a nova demonstração de força por parte de Kika Veselko. É verdade que a competição ainda está numa fase muito embrionária, mas Kika está a lançar uma forte candidatura às medalhas.
Kika Veselko
ISA/Sean Evans
Pela segunda ronda consecutiva, a antiga campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) fez a melhor pontuação combinada. Desta feita, Kika somou 16,74 pts, graças a duas ondas que entraram no patamar da excelência, com 8,57 pts e 8,17 pts. Em apenas duas baterias surfadas, a mana do júnior Jaime Veselko já cravou três notas excelentes. As excelentes condições do mar verificadas, que têm incluído belas direitas como tanto gosta, estão a assentar na perfeição ao surf de Kika Veselko.
Nesta segunda ronda, o revés para as cores nacionais surgiu no 15.º e penúltimo heat, com a queda de Teresa Bonvalot para a repescagem. Com 7,77 pts, a ex-campeã europeia da WSL não foi além da terceira posição, ficando atrás da peruana Daniella Rosas (10,17 pts) e da francesa Kiara Goold (9,57 pts), que avançaram para a ronda 3. Quarta classificada, a costarriquenha Rachel Agüero (6,47 pts) também vai prosseguir a caminhada na repescagem.
Entre os homens, Guilherme Ribeiro juntou-se a Frederico Morais na ronda 3 do quadro principal, com uma vitória na garra, bem ao seu estilo. Na 18.ª bateria, Gui assegurou o triunfo na última onda surfada (7,83 pts), que ajudou a perfazer a pontuação combinada de 13,90 pts. Para trás, ficaram o marroquino Aboubakr Bouaouda (11,90 pts), bem como o campeão europeu Gearoid McDaid (9,50 pts) e o senegalês Cherif Fall (4,67 pts), que foram relegados para a repescagem.
Guilherme Ribeiro
ISA/Jersson Barboza
Esta terça-feira, quarto dia de competição, quatro dos seis surfistas portugueses vão estar em ação nas ondas de El Sunzal e La Bocana. A jornada será de folga para Afonso Antunes e Kika Veselko.
Na primeira bateria da ronda 3, Yolanda Hopkins encontra a jovem norte-americana Eden Walla, a argentina Victoria Muñoz e Julissa Garcia de El Salvador.
Ainda nesta ronda, no heat 7, Kika Veselko mede forças com a peruana Daniella Rosas, a britânica Charlotte Mulley e a neozelandesa Alani Morse. Por sua vez, na ronda 2 da repescagem feminina, Teresa Bonvalot ainda aguarda pela definição do nome de duas das três adversárias que terá pela frente. Para já, sabe que vai surfar na 15.ª bateria e que Dorothy Moody de El Salvador é uma das oponentes.
No quadro principal masculino, Frederico Morais defronta o sueco Kian Martin, neerlandês Oliver Zietz e o venezuelano Rafael Pereira no quarto heat da ronda 3. No 10.º e antepenúltima embate, Guilherme Ribeiro divide o lineup com o germânico Lenni Jensen, o costarriquenho Tosh Talbot e o venezuelano Jose Joaquin Lopez.
Por sua vez, na ronda 2 da repescagem, Afonso Antunes vai surfar com o irlandês Robin Keating, o senegalês Sidy Yoro Camara e o chinês Dong Zihao. Uma refrega que fica para outras núpcias.
Após três dias de ação, apenas três seleções mantêm toda a equipa no quadro principal: Austrália, Estados Unidos da América e Peru.
Recorde-se que o Mundial ISA de 2025 tem o período de espera até ao próximo domingo, dia 14 de setembro.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram