Não foi nada favorável para Portugal a entrada na segunda e decisiva metade do Mundial ISA versão 2025, que decorre em El Salvador até ao próximo domingo.
Na passada quinta-feira, num dia muito dedicado às repescagens, registaram-se as primeiras eliminações no seio do conjunto orientado por David Raimundo. Numa só jornada, dividida pelas ondas de El Sunzal e La Bocana, a formação portuguesa ficou reduzida a metade. Consequência das eliminações da campeã nacional Teresa Bonvalot, Francisca Veselko e do estreante Afonso Antunes.
Em competição, permanecem Yolanda Hopkins - resistente no quadro principal - Frederico Morais e o campeão nacional Guilherme Ribeiro, estes na repescagem.
Em termos coletivos, à entrada para o antepenúltimo dia de competição, Portugal ocupa o sétimo posto na tabela coletiva. A hierarquia é comandada pelas congéneres do Peru e da Austrália, as únicas nações que ainda não sofreram baixas.
O duro sexto dia de ação até começou da melhor forma para o surf português. Novamente a surfar na bateria inaugural da jornada, Yolanda Hopkins venceu o seu heat da ronda 4 do quadro principal, com o score combinado de 13,17 pts. Numa bateria com nível Challenger Series da World Surf League (WSL), Yo mostrou-se forte e derrotou as espanholas Janire Gonzalez Etxabarri (12,67 pts) e Nadia Erostarbe (12,50 pts), bem como a brasileira Sophia Medina (9,67 pts).
A fazer um campeonato imaculado, a vice-campeã mundial ISA em 2021 soma por vitórias as quatro baterias surfadas, estando a dois heats da final das medalhas.
Menos feliz foi Francisca Veselko. Na derradeira bateria da ronda 4, Kika não conseguiu por muito pouco a continuidade no quadro principal. Veselko foi relegada para a repescagem nos últimos instantes, com a última onda surfada pela jovem Milla Brown, que somente necessitava de um backup muito baixo (2,11 pts e fez 2,13 pts). Segunda classificada de um heat conquistado pela japonesa Nanaho Tsuzuki (10,77 pts), Milla registou 7,76 pts contra os 7,74 pts de Kika.
Mais tarde, já na repescagem, a irmã de Jaime Veselko foi eliminada no quarto e último embate da ronda 6 da repescagem. Kika não se encontrou com o mar, amealhando apenas 5,77 pts. A antiga campeã mundial Júnior da WSL ficou atrás da francesa e também eliminada Kiara Goold (8,63 pts), bem como da brasileira Laura Raupp (10,97 pts) e da costarriquenha Leilani McGonagle (14,93 pts), que avançaram na prova.
Desta forma, o Mundial ISA de 2025 termina de forma inglória para Kika Veselko, depois do arranque auspicioso em que fez as melhores pontuações combinadas das duas primeiras rondas do quadro principal.
Antes da eliminação de Veselko, já tinha ocorrido outra baixa na equipa portuguesa, com a saída de cena de Teresa Bonvalot. Depois triunfar com garra na ronda 4 da repescagem, a vigente campeã nacional ficou pelo caminho no terceiro heat da ronda seguinte. Com 9,70 pts, Teresa foi batida pela amiga Leilani McGonagle (10,50 pts) e a germânica Noah Klapp (10,50 pts), que venceu a bateria. A outra surfista eliminada foi Mia Calderon (4,83 pts), de Porto Rico.
No lado masculino, Afonso Antunes ainda ultrapassou a ronda 3 da repescagem, com o segundo posto no heat 8. Porém, Afonso terminou a sua estreia no Mundial ISA sénior com a derrota na ronda seguinte, não indo além do terceiro lugar no heat 7. Os 9,70 pts somados foram insuficientes para bater o norte-americano Luke Guinaldo (12,00 pts) e o canadiano Cody Young (12,84 pts).
Na mesma ronda, Frederico Morais entrou com o pé direito na repescagem, obtendo a segunda posição na quarta bateria. Com 10,17 pts, Kikas assinou uma exibição, depois da controversa saída do quadro principal masculino.
Esta sexta-feira, antepenúltimo dia de competição, já não haverá palanque duplo. Só teremos ação na onda de La Bocana, com toda a turma lusa em prova.
Logo no começo do dia, Frederico Morais mede forças com o sueco Greyson Grant, o equatoriano Maximiliano Saenz e o Tea Gale Grani do Panamá. É a primeira bateria da ronda 5 da repescagem.
O campeão nacional Guilherme Ribeiro só na ronda seguinte é que inicia o percurso na repescagem. De momento, sabe que o indonésio Hairil Anwar será um dos três adversários.
Por sua vez, no heat que abre a ronda 5 feminina do quadro principal, Yolanda Hopkins encontra a australiana Milla Brown e as peruanas Ariana Rodriguez e Daniella Rosas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram