Logo ao segundo dia de competição, a seleção nacional sofreu o primeiro revés no Mundial ISA versão 2025, que decorre até ao próximo domingo em El Salvador.
A fazer a primeira aparição no evento, Afonso Antunes foi relegado para a repescagem da prova masculina, onde nova derrota já ditará a eliminação. Por sua vez, Frederico Morais conseguiu avançar para a ronda 3 do quadro principal, com uma passagem arrancada a ferros.
Num dia em que apenas Yolanda Hopkins não esteve em ação, depois de se ter estreado com uma categórica vitória na véspera , os campeões nacionais Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot, bem como Kika Veselko venceram a única bateria que surfaram, acedendo à ronda 2 do quadro principal.
Neste domingo com muito surf nas boas ondas de El Sunzal e La Bocana, o dia começou repleto de triunfos para as cores nacionais, com os sucessos de Gui, Teresa, Kika e Afonso na ronda inaugural.
Destaque para Francisca Veselko que registou o melhor score combinado de toda a ronda 1 feminina, com 14,83 pts em 20 possíveis. Para este gordo pecúlio, contribuiu uma onda de excelência (8,00 pts).
Também com uma onda de 8,00 pts, somente a prodigiosa espanhola Janire Gonzalez Etxabarri conseguiu entrar na casa da excelência em toda a ronda, composta por 32 heats. A ronda inaugural terminou com duas das três surfistas portuguesas em competição, Kika Veselko e Yolanda Hopkins, a assinarem os melhores desempenhos. Auspicioso!
Francisca Veselko
ISA/Jersson Barboza
Depois de vencer a primeira bateria que surfou no Mundial ISA senior, Afonso Antunes viveu o outro lado da moeda: a queda para a repescagem.
No 16.º heat da ronda 2, o último que foi realizado até ao momento, Afonso somou apenas 7,73 pts, ficando atrás do marroquino Teve Bouchgua (11,40 pts) e do costarriquenho Samuel Redy (11,10 pts), que seguiram para a ronda 3. Yeferson Lopez (6,23 pts) de Nicarágua foi o outro surfista que caiu para a repescagem.
Antes, Frederico Morais tornou-se no primeiro surfista luso a atingir a ronda 3 do Mundial ISA versão 2025. Na bem disputada sétima bateria, Kikas arrancou a ferros a qualificação, graças à onda surfada nos instantes finais, que permitiu saltar da terceira para a segunda posição.
Com 11,20 pts amealhados, Frederico só foi suplantado pelo surpreendente costarriquenho Darshan Antequera (14,06 pts). O jovem gaulês Sam Piter (10,47 pts) e o sueco Greyson Grant (8,83 pts) vão prosseguir a aventura nas repescagens.
Os próximos oponentes de Frederico Morais - único surfista luso que ainda não venceu heats - serão o neerlandês Oliver Zietz, o sueco Kian Martin e o venezuelano Rafael Pereira. Este é o alinhamento do quarto heat da ronda 3.
Frederico Morais
ISA/Jersson Barboza
Ronda essa à qual o campeão nacional Guilherme Ribeiro também pretende aceder. Em busca desse objetivo, o caparicano defronta o irlandês e campeão europeu Gearoid McDaid, o senegalês Cherif Fall e o marroquino Aboubakr Bouaouda. O amigo Afonso Antunes ainda aguarda pela definição do nome de todos os surfistas que encontrará no 16.º heat da ronda 2 da repescagem.
Na divisão feminina, Kika Veselko surfa com a francesa Aelan Vaast, a chilena Isidora Bulto e a britânica Imari Hearn na 13.ª bateria da ronda 2. Dois heats a seguir, Teresa Bonvalot mede forças com a gaulesa Kiara Goold, a costarriquenha Rachel Agüero e uma velha conhecida nas provas de seleções, a peruana Daniella Rosas.
Já Yolanda Hopkins, sabe desde sábado que, na bateria inaugural da ronda 2, encontra a neerlandesa Zoie Zietz, a costarriquenha Mikela Castro e Enilda Afonso do Panamá.
Esta terça-feira, que marca o início das repescagens, os surfistas portugueses em ação serão Guilherme Ribeiro, Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot e Kika Veselko.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram