Houve vitória portuguesa na primeira vez que o circuito Pro Junior europeu da World Surf League (WSL) visitou as ondas da República da Irlanda.
Este sábado, Maria Salgado conquistou, de forma brilhante, o Wild Atlantic Way Junior Pro, terceira e penúltima etapa da temporada de 2025.
Em Bundoran, na costa noroeste irlandesa, a bicampeã nacional Sub-20 alcançou a segunda vitória na presente campanha, depois do inesquecível sucesso registado em Ferrol. Na Galiza, a surfista de 18 anos estreou-se como vencedora de etapas do Pro Junior europeu.
Agora, no tempestuoso e desafiante mar irlandês, a competidora de Santa Cruz voltou ao topo do pódio. Com pouca oferta de ondas no horizonte, a organização optou por coroar os campeões da prova irlandesa no penúltimo dia do período de espera. Ao contrário dos dois dias anteriores, a ação desenrolou-se em The Peak e não em Tulland Strand Beach.
Uma mudança de pico que não atrapalhou Maria Salgado, bem pelo contrário. Nas meias-finais, a jovem surfista evidenciou logo boas sensações ao somar 16,30 pts na segunda bateria, garantindo o segundo lugar num embate conquistado pela francesa Naïa Monte, com 18,66 pts em 20 possíveis. Este heat também ficou marcado pela eliminação de Lua Escudeiro - terceira colocada - pese embora tenha anotado 14,93 pts. Desta forma, a goofy de 17 anos obteve novo resultado de relevo no Pro Junior, neste caso o quinto posto no Wild Atlantic Way Junior Pro.
Depois, numa final de alto nível, Maria Salgado elevou ainda mais a bitola. A talentosa lusa teve um início lento, mas depois disparou rumo à vitória. Com duas notas excelentes (8,83 pts e 8,43 pts) - as únicas de toda a refrega - Salgado construiu a impressionante pontuação combinada de 17,26 pts. Toda uma performance que revelou-se letal para a feroz concorrência, que também exibiu bom nível.
Naïa Monte (15,20 pts) teve de contentar-se com o segundo posto, sendo secundada pela espanhola Carla Morera de la Vall (14,50 pts) e a francesa Anais Blanchard (13,00 pts).
Na prova masculina, o contingente luso não teve vida nada fácil durante o campeonato. Todavia, houve presença portuguesa na final. Cortesia de João Mendonça.
O surfista da Arrifana subiu ao pódio, fruto de ter alcançado o terceiro posto, igualando o melhor resultado em provas deste circuito. Com 10,93 pts, João Mendonça ficou atrás do campeão Dylan Donegan dos Santos (16,00 pts) e do britânico Lukas Skinner (14,16 pts). O francês Axel Dominguez (10,10 pts) terminou no quarto lugar.
Neste dia final, Francisco Mittermayer também esteve em ação. Derrotado nas meias-finais, no heat em que João Mendonça acedeu à final, 'Xico' alcançou o sétimo lugar, o melhor resultado na presente época, até ao momento.
Concluída a inédita incursão pela República da Irlanda, o Pro Junior europeu tem regresso agendado para o fim de setembro, na região espanhola da Galiza. Entre os dias 24 e 27 de setembro, disputa-se o Junior Pro Razo.
Vice-líderes dos respetivos rankings, João Mendonça e Maria Salgado estão na corrida aos títulos Sub-20 da WSL, perseguindo os adversários espanhóis que estão no topo da tabela.
João Mendonça, que até chegou à Irlanda como colíder da hierarquia, está a 350 pontos do comandante, que é Dylan Donegan dos Santos. No lado feminino, Maria Salgado encontra-se apenas a 100 pontos da líder Carla Morera de la Vall. Tudo está em aberto!
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram