Esta sexta-feira, o surf português viveu uma jornada de contrastes nas desafiantes ondas de Tulland Strand Beach, palco do Wild Atlantic Way Junior Pro.
No campo feminino, tivemos Maria Salgado e Lua Escudeiro a meterem-se nas meias-finais desta que é a terceira e penúltima etapa do circuito Pro Junior europeu da World Surf League (WSL) versão 2025.
Por outro lado, assistiu-se a nova razia na divisão masculina, que não se está a dar nada bem neste evento estreante no calendário do Pro Junior. Registaram-se mais cinco eliminações. Depois de duas jornadas competitivas bastante difíceis, os resistentes são João Mendonça (colíder do ranking masculino) e Francisco Mittermayer, que se apuraram para os quartos-de-final.
Em Bundoran, na costa noroeste irlandesa, a sexta-feira começou com a realização da ronda 1 feminina. Fase superada por Maria Salgado, com uma vitória, e Lua Escudeiro. Já Teresa Pereira ficou pelo caminho.
Lua Escudeiro
WSL/Laurent Masurel
Mais tarde, a dupla voltou à carga, com Salgado a obter novo triunfo. Na luta pelo acesso à final, Maria e Lua vão competir na mesma bateria. No segundo heat das meias-finais, as jovens portuguesas medem forças com a transalpina Victoria Backhaus e a gaulesa Naïa Monte. As duas primeiras classificadas atingem a bateria decisiva.
Na prova masculina, disputou-se apenas a ronda 3. Desde logo, esta fase ditou o prematuro afastamento do campeão europeu Francisco Ordonhas. Os compatriotas Tiago Stock, Tiago Guerra, Martim Fortes e João Roque Pinho também não evitaram a eliminação. Só os já mencionados João Mendonça e Francisco Mittermayer lograram seguir em frente.
Nos quartos-de-final, curiosamente, ambos estão inseridos na mesma refrega. No terceiro heat, os oponentes são dois bascos: Peru Zuniga e Xan Atchoarena Masterson. Tal como na competição feminina, avançam os dois primeiros colocados.
Francisco Ordonhas
WSL/Laurent Masurel
O Wild Atlantic Way Wunior Pro tem o período de espera até domingo. Todavia, segundo a WSL, este sábado poderá ser já o dia das finais. A organizar quer capitalizar as condições esperadas, uma vez que para domingo a previsão aponta para mar pequeno.
Chamada às 8h30 (hora de Portugal continental), com potencial inicio de ação às 9h00.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram