O bodyboard feminino português continua a mostrar todo o seu alto nível em provas além-fronteiras.
Uma semana depois do histórico título mundial Júnior arrecadado por Alice Teotónio no Brasil, surge novo sucesso, mas agora em águas europeias. A protagonista foi a vigente campeã naciona Luana Dourado.
Pelo segundo ano consecutivo, a bodyboarder de apenas 16 anos conquistou o Socorro Classic, segunda e antepenúltima etapa do Europeu de 2025.
Em El Socorro, na zona norte da ilha canária de Tenerife, Luana somou o primeiro triunfo no presente circuito europeu. Numa final em que três das quatro atletas eram portuguesas, a ex-campeã europeia Júnior anotou 10,90 pts e relegou para o segundo posto a compatriota e atual campeã continental Teresa Padrela (9,90 pts).
Outra das bodyboarders derrotadas por Luana Dourado foi a recém-coroada campeã mundial Alexandra Rinder (9,85 pts), que a competir em casa teve de se contentar com o terceiro lugar. A consagrada Joana Schenker foi a quarta classificada, com 5,30 pts.
Foi muito bom ganhar a segunda etapa do Europeu sénior e assim ganhar confiança para o resto da época. Sem dúvida que ganhar aqui pelo segundo ano consecutivo, com tanta concorrência e todas nós a surfar muito, foi excecional", escreveu a nova líder do ranking continental em publicação nas redes sociais.
Na categoria masculina, que começou a nova época em El Socorro, o melhor representante do bodyboard português foi Joel Rodrigues.
Em final de altíssimo nível, o antigo bicampeão nacional Open alcançou o quarto posto. Joel amealhou uns robustos 14,30 pts, mas tal pontuação não permitiu ficar mais acima, o que atesta bem o nível verificado. O triunfo coube ao espanhol David Perez Miranda (17,66 pts), seguindo-se o vencedor da prova júnior Unax Pascual (14,60 pts) e o ex-campeão mundial Amaury Lavernhe (14,30 pts).
Menção também para o jovem Rafael Nóbrega, que foi melhor bodyboarder português na categoria Júnior. Semifinalista, Rafael terminou a passagem por El Socorro no quinto posto. Em dropknee, Fabien Thazar superiorizou-se à concorrência espanhola para subir ao topo do pódio.
Esta semana, o Europeu de Bodyboard versão 2025 vai continuar pelo arquipélago das Canárias, mas numa outra ilha (Gran Canária). Entre os dias 2 e 5 de outubro, a ação terá lugar no pico de La Cícer (Playa de Las Canteras) em Las Palmas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram