Se a primeira jornada do EDP Ericeira Pro foi longuíssima, com a realização de 20 baterias, o mesmo não se pode dizer do que aconteceu esta terça-feira, segundo dia do período de espera que se estende até domingo.
Apenas quatro heats foram disputados e somente durante o período da tarde. A culpa foi do nevoeiro. Este é um dos principais inimigos dos campeonatos de surf. Em Ribeira d'Ilhas, aparece regularmente e esta terça-feira veio para ficar.
Durante o dia, a organização foi forçada a realizar diversas chamadas, maioritariamente intercaladas a cada meia-hora, pois a névoa teimava em não se dissipar. Já a tarde ia a meio quando o nevoeiro desapareceu e o sol começou a brilhar, sendo possível retomar a quarta etapa do circuito Challenger Series 2025/2026.
A jornada expresso foi dedicada em exclusivo ao setor masculino e não contou com surfistas portugueses na água. Afonso Antunes é o luso que resiste na prova masculina, mas vai surfar apenas na 15.ª e penúltima bateria da ronda, o que deverá acontecer esta quarta-feira. Isto se o nevoeiro não voltar a fazer das suas...
O quarteto de heats colocado na água teve uma grande surpresa. Líder do ranking masculino na chegada do circuito a Portugal, o australiano Jacob Willcox foi surpreendentemente eliminado de primeira.
O goofy de 28 anos não se encontrou com o mar, que caiu de tamanho face à véspera, mas foi apresentando direitas com boa formação. O natural da West Oz só começou a surfar à entrada para os derradeiros 10 minutos de uma bateria que teve meia-hora de duração. No sexto heat da ronda 2, que Willcox não foi além do quarto posto, com o score combinado de 9,53 pts.
Com a precoce eliminação em Ribeira d'Ilhas, Jacob Willcox tem a liderança do ranking masculino em risco. Curiosamente, a maior ameaça é o surfista que venceu o heat que ditou sua precoce eliminação. Falamos do sul-africano Luke Thompson, atual número do 2 da hierarquia.
O competidor australiano foi o segundo top 10 a ficar pelo caminho nesta ronda 2, que marca a estreia dos cabeças de série. Na véspera ficou fora de combate o jovem norte-americano Levi Slawson, que à partida ocupava o quarto lugar do ranking.
Se Jacob Willcox não esteve em conexão com o oceano, o mesmo não aconteceu com o peruano Lucca Mesinas. Com o somatório de 14,17 pts, o antigo top mundial anotou a melhor pontuação combinada desta curta jornada. O vice-campeão mundial Júnior da World Surf League, Winter Vincent, e o havaiano Ian Gentil foram os restantes vencedores do punhado de baterias realizadas.
Quem também já está fora do EDP Ericeira Pro é Kanoa Igarashi, o único top mundial presente no heat draw do evento português. A tarde não correu nada bem aos surfistas japoneses. Dos quatro que vestiram a licra de competição, apenas o jovem Shohei Kato logrou avançar para a ronda 3. Para além de Kanoa, Joh Azuchi e Riaru Ito também saíram de cena.
Para esta quarta-feira, a chamada em Ribeira d'Ilhas está marcada para as 7h45 (hora de Portugal continental). Segundo as previsões, o mar deverá manter a mesma toada, num dia em que existe a expectativa de saber se teremos a estreia das portuguesas Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram