Um feito inédito aconteceu na história do prestigiado Super Girl Surf Pro, cuja edição de 2025 terminou no passado domingo.
Pela primeira vez, houve uma surfista não-originária dos Estados Unidos da América (Havai incluído) a subir ao lugar mais alto do pódio.
A proeza teve como autora a costarriquenha Leilani McGonagle. Aos 25 anos de idade, a olímpica conquistou este evento 100% feminino e com estatuto QS4000.
Nas ondas de Oceanside, em águas californianas, a grande amiga da portuguesa e campeã nacional Teresa Bonvalot bateu o pé a uma concorrência, que foi composta maioritariamente por surfistas norte-americanas.
No maratoniano dia final, no qual teve de surfar quatro heats (!), Lei esteve imparável rumo à vitória na prova que curiosamente há 11 anos marcou a sua estreia no circuito de qualificação. Era então um evento 6 estrelas do QS.
Até sair da água em ombros, não foi fácil o caminho da surfista que representou a Costa Rica nas Olimpíadas de Tóquio'2020.
Leilani McGonagle
WSL
Tudo começou com o apertado triunfo diante da teenager norte-americana Lanea Mons, de apenas 16 anos. Depois, Leilani McGonagle teve de levar a melhor sobre duas surfistas bem mais conhecidas: a antiga campeã mundial ISA Kirra Pinkerton e a havaiana Moana Jones Wong, ex-vencedora da etapa de Pipeline do CT.
Na final, a irmã do antigo campeão do mundo ISA, Noe Mar McGonagle, conseguiu desfeitear a norte-americana e ex-top mundial Alyssa Spencer, que procurava a terceira vitória no campeonato.
Num duelo equilibrado e 100% goofy junto ao pier de Oceanside, a diferença foi feita com a única onda excelente (8,17 pts) da final, que foi anotada à entrada dos 10 minutos finais. Desta forma, a costarriquenha somou a pontuação combinada de 14,10 pts contra os 13,43 pts da oponente californiana.
"Este é um dos eventos que queria mesmo vencer, pois foi o meu primeiro QS. É incrível estar aqui com a minha mãe e os meus amigos. É um momento de círculo completo", confidenciou a nova campeã do Super Girl Surf Pro da Costa Este.
Um triunfo memorável, obtido antes da viagem de Leilani McGonagle para Portugal, onde na próxima semana competirá no EDP Ericeira Pro, etapa lusa do circuito Challenger Series.
Quanto ao Super Girl Surf Pro, volta em novembro com a prova da Costa Leste, que disputa-se em Jacksonville.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram