O histórico Pantín Classic Galicia Pro foi a terceira etapa do QS regional europeu versão 2025/2026, colocando um ponto final na tradicional perna de verão.
Em mês e meio, os melhores surfistas do velho continente disputaram três campeonatos, com passagens por França, Inglaterra e Espanha.
De momento, não se sabe quantas mais provas integrarão o calendário, que deverá ter Portugal no roteiro, com, pelo menos, a habitual visita à Costa de Caparica.
Para já, o que se sabe é que o vigente campeão nacional Guilherme Ribeiro é o novo comandante do ranking continental masculino. Gui, de 23 anos, subiu ao primeiro posto após conquistar, no último sábado, o QS4000 de Pantín.
O sucesso obtido em ondas galegas fez o surfista da Caparica dar um grande pulo na hierarquia. O surfista da Caparica saltou da 41.º para a liderança, tendo já amealhado 4280 pontos. Quatro mil pontos foram somados de uma assentada no país vizinho.
Neste momento, o duas vezes campeão nacional Open tem mais 620 pontos do que o segundo classificado, o gaulês e ex-campeão europeu Tiago Carrique.
Desta forma, Guilherme Ribeiro parece ter encaminhada a segunda qualificação para o competitivo circuito Challenger Series, onde está em jogo o acesso ao CT.
Nesta corrida à Challenger Series, também está envolvido o jovem Francisco Ordonhas, que procura uma inédita qualificação. Neste momento, o vigente campeão europeu Júnior da WSL ocupa a 10.ª posição do ranking, com 2702 pontos somados.
Ordonhas, de 20 anos, chegou a Pantín como terceiro colocado da tabela, mas a derrota precoce fez cair sete lugares. O surf luso possui dois competidores num top 10 que volta a ser dominado pela França, que ali mete cinco atletas.
Alargando à análise ao top 20, encontramos mais dois surfistas portugueses: o antigo top mundial Frederico Morais (13.º) e o jovem João Maria Mendonça (19.º).
No campo feminino, a júnior Maria Salgado é a melhor representante portuguesa. A bicampeã nacional Sub-20 está no quarto posto, com 4226 pontos. Teresa Bonvalot, campeã europeia em 2022, situa-se na sétima posição.
Mais atrás, surgem Camila Cardoso (18.ª) e Mafalda Lopes (19.ª). O ranking é liderado por Anat Lelior, fruto de ter vencido duas das três etapas levadas a cabo. Em todos os eventos que entrou, a olímpica israelita foi a mais forte. a
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram