A segunda ronda do EDP Ericeira Pro para os homens teve início com a eliminação de Frederico Morais. Este desfecho deixa a representação lusa na prova masculina cingida a Afonso Antunes.
Na bateria inaugural da ronda 2, que marca a estreia dos cabeças de série, Kikas não conseguiu dar continuidade ao seu trajeto em Ribeira d'Ilhas, que começou com uma vitória in extremis esta manhã.
O antigo top mundial esteve envolvido num heat bem exigente, no qual dois dos três oponentes também possuíam experiência de CT: o costarriquenho Carlos Muñoz e o australiano George Pittar. O alinhamento do embate ficou completo com o californiano Nolan Rapoza, surfista com bastante pedigree no competitivo circuito Challenger Series.
Depois de um início de heat menos favorável, Kikas tudo fez para operar nova reviravolta e seguir em frente. Até ao toque da buzina, Frederico não desistiu numa contenda bastante equilibrada, como já se esperava.
Nos derradeiros instantes da bateria, Morais ainda encontrou forças para fazer a sua melhor onda, com 5,77 pts. Esta pontuação ajudou a perfazer o score combinado de 10,54 pts, mas só permitiu saltar para o terceiro lugar, insuficiente para o surfista de 33 anos permanecer em prova.
Frederico Morais ficou atrás de George Pittar (12,87 pts) e de Nolan Rapoza (12,74 pts), que avançaram para a ronda 3, a última antes da entrada na fase 'man-on-man'. Com 10,46 pts, Carlos Muñoz também ficou pelo caminho.
A precoce eliminação do três vezes campeão nacional Open torna ainda mais difícil a tarefa de entrada no CT em 2026. Kikas já chegou à Ericeira abaixo do top 50 (53.º). Até ao final do circuito, que só termina no próximo ano, restam três etapas. Frederico Morais, que ainda não se encontra a 100% do tornozelo direito, está forçado a obter resultados fortes para almejar a requalificação.
Na ronda 2 do EDP Ericeira Pro, ainda teremos Afonso Antunes em ação. O surfista de 22 anos foi o único luso a superar o longuíssimo dia inaugural em Ribeira d'Ilhas, pois os wildcards Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Camilo Cardoso também foram eliminados. Afastamentos que deixaram a armada lusa reduzida a metade.
Na 15.ª e penúltima bateria, que deverá ser colocada na água esta terça-feira, Afonso defronta o ex-top mundial Morgan Cibilic, o nipónico Hiroto Ohhara e o sul-africano Adin Masencamp.
Em prova, também estão as portuguesas Yolanda Hopkins, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot, que ainda aguardam pela estreia na competição feminina. Tal poderá acontecer esta terça-feira.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram