A UNESCO vai anunciar no sábado, na China, a decisão sobre a candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera.
O momento será acompanhado por uma delegação portuguesa, revelou a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).
Segundo nota de imprensa da entidade, a delegação lusa é composta pelo presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, em representação da Comissão Executiva da Arrábida, a secretária-geral da AMRS e coordenadora da Comissão Técnica da Arrábida, Sofia Martins, e vários elementos dessa comissão.
A candidatura foi submetida em setembro de 2024 ao Secretariado do Programa MaB (Homem e Biosfera) da UNESCO. Esta pretende "afirmar a Arrábida como um laboratório vivo de sustentabilidade, promovendo o equilíbrio entre atividades económicas, sociais e culturais e a preservação, conservação e recuperação de ecossistemas no valioso bioma mediterrânico da serra e da região envolvente".
"As Reservas da Biosfera são territórios de referência em sustentabilidade, que aliam a valorização das paisagens e ecossistemas ao desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico. Funcionam também como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização ambiental", acrescenta.
O processo de preparação da candidatura, com a participação ativa das comunidades locais, teve início em 2016, com a assinatura de um protocolo entre a AMRS, as autarquias de Palmela, Sesimbra e Setúbal e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram