Esta sexta-feira, a organização do Junior Pro Razo encetou uma verdadeira maratona de surf no terceiro e penúltimo dia de competição. Nas pequenas ondas da Playa de Razo, disputaram-se 32 baterias em palanque único, numa verdadeira jornada de sol a sol.
Houve meia dezena de surfistas portugueses que resistiram a esta longuíssima jornada, conseguindo lugar no dia das finais, a realizar este sábado. Na luta pela vitória, nesta que é a quarta e penúltima etapa do circuito Pro Junior da World Surf League (WSL) de 2025, encontram-se o campeão europeu Francisco Ordonhas, João Mendonça, o surpreendente Mário Leopoldo e as Marias: Salgado e Dias. Estes cinco surfistas asseguraram lugar nas meias-finais.
Francisco Ordonhas brilhou nas ondas galegas ao vencer as três baterias que disputou. Maria Salgado também esteve invicta ao levar a melhor nos dois heats que surfou. Já João Mendonça está muito bem posicionado para assumir a liderança do ranking, depois de chegar à Galiza como vice-líder. Isto porque o comandante da hierarquia, o espanhol Dylan Donegan dos Santos, foi surpreendentemente eliminado na ronda 3.
João Mendonça vai jogar o acesso à final diante do compatriota Francisco Ordonhas, do italiano Michele Scoppa e do espanhol Alfonso Suarez, número 3 do ranking. Na outra meia-final, Mário Leopoldo procura ser finalista de uma etapa do Pro Junior europeu pela primeira vez. Para o competidor de 17 anos, que começou o trajeto na ronda inaugural, este já é de longe o seu melhor resultado numa etapa deste circuito continental. De acordo com os registos da WSL, o melhor desempenho era um 33.º lugar no Junior Pro Razo de 2024.
Na prova feminina, Maria Salgado e Maria Dias vão estar inseridas na segunda meia-final. As adversárias são a espanhola Enara Palacios e a francesa Clemence Schorsch. Bicampeã nacional Sub-20, Maria Salgado procura a terceira vitória da temporada, enquanto Maria Dias pode estrear-se em finais do Pro Junior europeu.
No outro lado da moeda, a maratona de surf na província da Corunha fez diversas baixas no seio da armada lusa. José Gonçalves, Tiago Stock, Bruno Amado e Afonso Pinto foram afastados na ronda 2.
Depois, na ronda 3, Tiago Stock, Miguel Lages e João Roque Pinho encerraram a passagem pelas ondas galegas. Nos quartos-de-final, o contingente luso perdeu o contributo de Martim Fortes.
Entre as senhoras, Teresa Pereira foi derrotada na ronda 2, enquanto Miriam Julião e Lua Escudeiro foram eliminadas nos quartos-de-final.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram