Berço do surf nacional, a Praia de Carcavelos constitui-se como habitual ponto de passagem das Buondi Surf Sessions. Em 2025, ano da 11.ª edição, não foi exceção.
O mais famoso beach break lisboeta voltou a receber a iniciativa promovida pela marca de cafés portuguesa, que celebrou '10 anos no mar', com a derradeira sessão deste ano. O arranque tinha acontecido em Matosinhos, ainda em agosto.
Na abafada manhã do último sábado, a onda da inclusão passou por Carcavelos. O tempo quente e o mar calmo, porventura até demasiado tranquilo, mostraram-se apelativos para uma manhã bastante animada.
Com o stand erguido em frente ao Cascais Surf Center, muitos foram aqueles que por ali passaram e se juntaram às Buondi Surf Sessions.
À disposição dos interessados, estavam aulas de surf abertas ao público em geral, bem como as já tradicionais aulas de surf adaptado para crianças e adultos com dificuldades motoras, visuais ou cognitivas. É o resultado da parceria entre a Buondi e a SURFaddict – Associação Portuguesa de Surf Adaptado, que esteve representada pelos seus voluntários e a incansável presidente Teresa Abraços.
Este ano, uma outra associação juntou-se à iniciativa. A Mundu Nôbu possibilitou o acesso à prática de surf a adolescentes de grupos sociais menos representados. Um sábado de construção de memórias importantes para estes jovens com idades compreendidas entre os 14 e 18 anos.
De jovens a graúdos, passando por pessoas com dificuldades a figuras com maior exposição mediática, todos surfaram a mesma onda, nesta forta manifestação de igualdade.
À semelhança de anos anteriores, os participantes nas aulas tiveram a oportunidade de dividir o lineup com os embaixadores Buondi: os atores José Mata, Miguel Costa, Rui Pedro Silva e a apresentadora/atriz Carolina Torres. A presença deste quarteto abrilhantou ainda mais este momento de descontração e integração social.
A escassa oferta de ondas deixou José Mata "triste", mas este não escondeu em conversa com o MEO Beachcam que a participação nas Buondi Surf Sessions é "sempre incrível, pois estamos entre amigos e conhecemos pessoas com histórias inacreditáveis. Vale pelo convívio. É para aí o quarto ou quinto ano que venho".
Também um habitué das Buondi Surf Sessions, Miguel Costa diz que vê "cada vez mais pessoas a aderirem. Este é um momento de partilha fantástico e ideal para darmos o exemplo aos mais novos: neste mundo não vale a pena excluir ninguém. É incrível esta conexão com o mar e a praia. Sai toda a gente com um sorriso na cara e mais leve. Aprende-se sempre qualquer coisa".
Rui Pedro Silva, que se estreou nas Buondi Surf Sessions, entende que é "maravilhoso juntar e dar esta oportunidade a todas as pessoas. Acho que é uma ótima iniciativa da Buondi e da SURFaddict em criar esta exposição, de modo a chamar todo o tipo de pessoas".
Inclusão da arte pela primeira vez
O surf é inclusão, mas também uma expressão de arte, dentro e fora de água. Neste âmbito e com o objetivo de trazer algo diferente a cada edição, a arte fez a sua estreia nas Buondi Surf Sessions.
Pranchas personalizadas
A sua presença, que aportou ainda mais dinamismo à ação, manifestou-se através da participação do artista plástico Filippo Fiumani.
Conhecido pela arte sustentável, o artista italiano procedeu à personalização de três pranchas. A atividade, desenvolvida em pleno areal, captou a atenção de muitos. Desde os participantes nas Buondi Surf Sessions a quem simplesmente estava de passeio ou a fazer praia, aproveitando os últimos cartuchos do verão.
Orientados por Fiumani, todos tiveram direito a dar uma demão na personalização das pranchas de surf, que foram doadas à SURFaddict. Dentro e fora de água, a manhã do último sábado foi inesquecível.
Carolina Torres
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram