Os primeiros dias de setembro trazem a retoma da temporada de 2025 do circuito Pro Junior europeu da World Surf League (WSL).
Entre quinta-feira e domingo, disputa-se o Wild Atlantic Way Junior Pro, terceira e penúltima etapa do ano.
Esta é a primeira vez que os melhores surfistas juniores do velho continente vão medir forças na República da Irlanda, num evento que assume já um papel importante na corrida aos títulos europeus da categoria.
Nas ondas de Bundoran, na costa noroeste irlandesa, haverá uma alargada presença portuguesa. A armada lusa é composta por 15 elementos: 12 homens e 3 mulheres.
No quadro masculino, a representação nacional na ronda 1 fica a cargo de Mário Leopoldo, Tiago Guerra, Bruno Amado e José Gonçalves.
Na ronda seguinte, acontecerá a estreia de Joaquim Trindade, Afonso Pinto e Francisco Mittermayer. Beneficiando do estatuto de cabeças de série, João Mendonça, Tiago Stock, João Roque Pinho, Martim Fortes e o campeão europeu Francisco Ordonhas têm entrada direta na ronda 3.
A bicampeã nacional Sub-20 Maria Salgado, Lua Escudeiro e Teresa Pereira são as portuguesas que viajam até Bundoran, debutando na ronda inaugural da prova feminina.
Na chegada à Irlanda, João Mendonça divide a liderança do ranking masculino com o espanhol Dylan Donegan dos Santos.
Por sua vez, Maria Salgado é a lusa mais bem colocada na tabela, situando-se atualmente no terceiro posto a somente 450 pontos do comando. Isto numa campanha em que a surfista de Santa Cruz já conquistou a etapa de Ferrol, que abriu o época.
Ainda relacionado com as cores nacionais, nota para as ausências de Matias Canhoto, Jaime Veselko e Maria Dias, três surfistas que pontificam no top 10 dos rankings.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram