Na edição de 2025 do Mundial ISA, segundo a Associação Internacional de Surf, houve duas nações que fizeram a primeira aparição na competição: Angola e Vanuatu.
Localizado na Oceânia, em pleno Índico, o Vanuatu já tinha participado no Mundial ISA Júnior de 2010, disputado na Nova Zelândia. Já Angola fez a estreia absoluta, marcando um antes e um depois na história deste país da lusofonia no surf.
Depois da estreia de sonho no campeonato de África disputado em casa, com a conquista de 9 medalhas, a formação angolana viajou até El Salvador com três surfistas. A representação cingiu-se exclusivamente à competição masculina.
Os protagonistas deste momento inédito para a surf angolano foram os jovens Domingos Sabalo, Lourenço Victorino e Júlio Joaquim aka Julinho Baleia. Elementos do projeto Aldeia dos Pescadores (Cabo Ledo) e da Praia do Dengue viveram uma experiência inolvidável, partilhando e trocando conhecimentos sobre diferentes com surfistas dos quatro cantos do globo.
Orientados pelo luso-angolano Marcelino 'Bizuka' Barros, os três surfistas honraram as cores nacionais em tão grande palco internacional, mostrando que possuem bastante margem de progressão.
Inicialmente, deixaram o quadro principal logo na ronda 1, ainda que Lourenço Victorino tenha ficado a somente 0,3 pts de seguir em frente.
Depois, na repescagem, o nome que esteve em maior destaque foi Júlio Joaquim, campeão africano Sub-16. Julinho deu nas vistas ao ultrapassar duas rondas, atingindo a terceira fase da repescagem. Para tudo ser ainda mais perfeito só ficou mesmo a faltar a vitória num heat nesta estreia.
Vice-campeão africano Sub-18, Lourenço Victorino conseguiu superar uma ronda da repescagem, enquanto Domingos Sabalo foi eliminado de primeira.
Ainda no que diz respeito a países africanos lusófonos, houve ainda a participação de Cabo Verde, também com três surfistas na prova masculina: Robertney Barros, Noah Angulo e Jordi Lima.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram