Terceira etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026, o US Open of Surfing tem sido inevitavelmente marcado por ondas bem pequenas em Huntington Beach.
Condição que levou mesmo a que na passada quarta-feira, dia inaugural do período de espera, fosse decretado lay day.
Tudo seria tranquilo se a prova norte-americana não estivesse condensada em cinco dias, algo que não é habitual nas etapas da Challenger Series.
Assim, a opção tomada deixou a organização numa posição delicada, vendo-se na obrigação de encetar um verdadeiro contrarrelógio para conseguir terminar o campeonato a tempo. O período de espera termina no domingo.
À entrada para os dois últimos dias da janela, a World Surf League (WSL) promoveu uma mudança no formato do emblemático evento californiano, confirmando o que já circulava nos corredores.
As baterias dos oitavos-de-final masculinos e femininos serão compostas por quatro surfistas - à moda havaiana - e não com apenas dois atletas, como é comum neste circuito.
Esta foi a solução encontrada pela organização para ganhar tempo e conseguir coroar os campeões da edição de 2025 do US Open of Surfing no domingo.
Neste novo formato, os 'oitavos' deixam de possuir 8 heats por divisão (homens e mulheres). Esta fase, passa a contar com quatro baterias em cada setor, que serão realizadas este sábado. Para os quartos-de-final, seguem os dois primeiros colocados de cada contenda.
O formato de apenas dois competidores dentro de água regressará a partir dos quartos-de-final, a disputar no domingo.
Este sábado, penúltimo dia de competição, marcará a estreia da campeã nacional Teresa Bonvalot e de Yolanda Hopkins. A seu cargo, as olímpicas têm a representação do contingente luso na Califórnia, depois das eliminações de Frederico Morais, Afonso Antunes e Francisca Veselko.
Quando a ação for retomada - o que poderá acontecer às 15h05 (hora de Portugal continental) - teremos logo Portugal nas águas da icónica Huntington Beach.
No quinto heat, Yolanda Hopkins encontra a prodigiosa gaulesa e campeã europeia Tya Zebrowski, a australiana India Robinson e a havaiana Vaihitimahana Inso.
No confronto imediatamente a seguir, Teresa Bonvalot divide o lineup com a brasileira Sophia Medina, a jovem norte-americana Eden Walla e a havaiana Keala Tomoda-Bannert.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram