Evento que decide os títulos mundiais num único dia de competição, a WSL Finals chega este ano à quinta edição. Esta será a última vez que se realiza devido à alteração de formato do CT prevista para 2026.
O decisivo campeonato reúne os tops 5 dos rankings (masculino e feminino) após a longa temporada regular.
Este ano, em Cloudbreak, haverá quatro surfistas estreantes na WSL Finals. Dois no campo feminino e outros tantos entre os homens. Com maior ou menor experiência de CT, todos procuram o inédito título mundial.
No elenco feminino, as debutantes são as havaianas Gabriela Bryan e Bettylou Sakura Johnson. O duo do arquipélago tirou bilhete para outro território insular após registarem as melhores temporadas das respetivas carreiras na elite mundial.
Com três vitórias, Gabriela Bryan foi a surfista mais vitoriosa no CT em termos absolutos. A natural do Kauai arrecadou três triunfos em 11 etapas, juntando ainda a final perdida em Peniche.
Por sua vez, a campanha de Bettylou Sakura Johnson fica marcada pela estreia como campeã de etapas do CT. Aconteceu na icónica Gold Coast australiana. A originária do North Shore tomou-lhe o gosto e, mais tarde, repetiu a façanha em Trestles.
No contingente masculino, os estreantes são os surfistas que ocuparam as duas primeiras posições da hierarquia: o brasileiro Yago Dora e o experiente sul-africano Jordy Smith.
Na melhor forma de sempre, Yago está a viver um ano inesquecível. Depois de um arranque em falso nos tubos de Pipeline - eliminação de primeira - Dora partiu para uma temporada deslumbrante, na qual fez três finais. Nesses heats decisivos, assegurou a vitória em Peniche - primeiro triunfo de sempre no CT - e Trestles.
Decano da elite mundial, com 37 primaveras celebradas, Jordy Smith está de volta à discussão do título, mas agora num formato que nunca tinha experienciado.
A presente campanha do surfista sul-africano fica inevitavelmente marcada pelo fim da longa seca vitoriosa no CT. Oito ano depois, o antigo vice-campeão do mundo subiu novamente ao lugar mais alto do pódio, com o sucesso alcançado em El Salvador. Quebrada a malapata, Jordy somou novo triunfo em Margaret River.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram