Uma maratona competitiva marcou o segundo dia do Boardmasters. À semelhança da véspera, a organização apenas colocou na água a prova de surf, que é a segunda etapa do QS regional europeu 2025/2026.
Nesta longa jornada - 32 baterias realizadas em Fistral Beach - quatro surfistas portugueses conseguiram atingir os quartos-de-final do evento com estatuto QS2000. Ao mesmo tempo, registaram-se as primeiras eliminações no seio da armada lusa, com seis baixas.
A nível masculino, Francisco Ordonhas, campeão europeu Júnior da WSL, e o ex-campeão nacional Joaquim Chaves evidenciaram-se, pois ultrapassaram duas rondas e garantiram lugar entre os 16 melhores do QS de Newquay. 'Quimjó' somou por vitórias as baterias que surfou.
No reverso da medalha, Ido Arkin, israelita que compete com a bandeira portuguesa, e o campeão nacional Guilherme Ribeiro foram eliminados na ronda 2. Para Gui, este é um início de campanha frustrante, pois também já tinha perdido de primeira no QS de Lacanau. Recorde-se que neste circuito continental, está em jogo a qualificação para a Challenger Series de 2026.
Quem também disse adeus ao histórico Boardmasters foi Jaime Veselko. O campeão nacional Sub-16 começou o dia de forma auspiciosa, uma vez que conseguiu a mais alta pontuação combinada da ronda 2, com 14,67 pts. Depois, na ronda 3, o surfista de apenas 16 anos não exibiu o mesmo nível e foi derrotado.
Na divisão feminina, Yolanda Hopkins e Maria Salgado, bicampeã nacional Sub-20, avançaram para os quartos-de-final, onde vão competir na mesma bateria. No terceiro e último heat dessa fase, Hopkins e Salgado defrontam a francesa Nahia Milhau e a teutónica Rachel Presti. Yolanda, que teve estreia vitoriosa, procura sagrar-se campeã do Boardmasters pela quarta ocasião.
Por outro lado, na ronda 2, a bicampeã europeia Mafalda Lopes, Camila Cardoso e a jovem Constância Simões foram afastadas da competição. Mafalda perdeu numa bateria bastante equilibrada. Os 11,70 pts que anotou daria o acesso aos 'quartos' nas restantes sete baterias da ronda 2.
Com a prova de surf já muito adiantada, o longboard estreia-se finalmente esta sexta-feira. O dia será dedicado em exclusivo ao pranchão.
Na primeira etapa do QS europeu 2025/2026, com 1000 pontos em jogo, o contingente luso é composto pelo campeão europeu António Dantas, a campeã nacional Raquel Bento, Francisco Freitas, Frederico Carrilho e Carolina Mendes.
Evento com bastante tradição no surfing europeu, o Boardmasters tem o período de espera até domingo, dia 10 de agosto.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram