A última sexta-feira assinalou a reabertura da ida a banhos na Praia do Ouro.
"O resultado da segunda análise feita na manhã de 14 de agosto mostrou resultados compatíveis com a prática balnear", revelou a Câmara Municipal de Sesimbra em comunicado.
Os banhos forma interditos no final da tarde de quinta-feira após análise de rotina da Agência Portuguesa de Ambiente (realizada na terça-feira e com resultados dois dias depois) ter revelado parâmetros alterados.
"Logo no mesmo dia foi recolhida nova amostra de água para análise, cujos resultados conhecidos hoje apresentam resultados compatíveis com a prática balnear", refere a autarquia.
Distinguida com Bandeira Azul e 'Qualidade de Ouro', o município refere que "só uma descarga direta no mar" poderá ter originado a situação.
Neste âmbito, a Câmara Municipal de Sesimbra vai solicitar uma reunião, com caráter de urgência, com a SIMARSUL, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Docapesca para esclarecer a situação e garantir que situações como as ocorridas não se venham a repetir.
Na quinta-feira, em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia, Francisco Jesus, disse que assim que foi informado do caso contactou a SIMARSUL - Saneamento da Península de Setúbal, S.A, responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da península de Setúbal, tendo apurado que foram feitas duas descargas diretas para o mar, sem tratamento, a 1 e 8 de agosto (duas sextas-feiras).
Francisco Jesus disse ainda estar indignado com a situação, particularmente por as "descargas terem sido apenas participadas à APA por 'e-mail' nas segundas-feiras seguintes", nos dias 4 e 11 de agosto.
O autarca frisou que se o assunto tivesse sido tratado desde o momento das descargas para o oceano, que terão sido efetuadas por questões de funcionamento da ETAR, teria havido maior controlo das águas.
"Não sabemos se existe uma relação causa-efeito, mas, na verdade, pode ter", disse, adiantando que as descargas são feitas no oceano e não na praia, mas com as marés poderão ter atingido a zona.
Uma das descargas, salientou, foi de 500 metros cúbicos.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram