Nos últimos anos, Justine Dupont tem sido uma das grandes embaixadoras do surf feminino de ondas grandes, juntamente com as brasileiras Maya Gabeira (já retirada) e Michelle des Bouillons.
Para além de toda a carreira desenvolvida a enfrentar as maiores ondas do planeta, esta destemida francesa de 33 anos também possui um passado como competidora em longboard. Um pouco à semelhança do que sucede com o compatriota Clement Roseyro. Curiosamente, ambos são as atuais campeões do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge .
WSL/Laurent Masurel
Esse passado é de sucesso no longboard, mas igualmente em shortboard, chegando mesmo a conseguir a qualificação para o CT de 2024.
Do seu CV, Justine exibe ainda vitórias em eventos do QS em longboard e shortboard, algumas das quais obtidas em águas portuguesas.
Nos últimos anos, com o maior investimento no surf de ondas grandes, a waterman gaulesa deixou o surf e o longboard para segundo plano. Porém, neste regresso às ondas após a maternidade, Dupont voltou a apostar nas provas de pranchão. Este ano, sucedem-se as presenças em campeonatos de circuitos europeus.
Pese embora o longo período de afastamento, a antiga campeã europeia mostra que quem sabe nunca esquece. Até este ano, segundo os registos, a parceira de Fred David não participava em provas de longboard desde 2019.
Aos 33 anos de idade e medindo forças com a nova geração, Justine Dupont tem somado resultados bastante positivos. No Europeu, após duas etapas, Justine é a atual terceira classificada do ranking e foi finalista vencida da etapa marroquina (Bouznika). A sua caminhada só foi travada pela campeã europeia, a dinamarquesa Thilde Rasmussen.
WSL/Laurent Masurel
No QS regional europeu, a longboarder francesa assinalou o seu regresso com um honroso sétimo posto em Ferrol ao qual juntou o terceiro lugar no histórico Boardmasters, fruto de ter atingido nova final. Pelo meio, registou vitórias em heats, que reforçam a boa forma evidenciada. Em Fistral Beach, Justine apenas não levou a melhor sobre a velha conhecida e compatriota Alice Lemoigne e o fenómeno Ginger Caimi, que é 21 anos (!) mais nova.
Neste momento, Justine Dupont é a terceira posicionada da hierarquia europeia. Subitamente, surge bem colocada para atacar a qualificação para o circuito mundial de 2026. Assim queira, claro está.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram