Entre 2020 e 2024, o Pro Junior europeu feminino da WSL foi uma ditadura 'Gonzalez Extabarri'. As duas irmãs bascas, Janire e Annette, governaram com mão de ferro o circuito ao arrecadarem todos os títulos em jogo.
Janire, a mais velha, sagrou-se campeã europeia de 2020 a 2022, enquanto a benjamim, Annette, levantou o caneco em 2023 e 2024. O domínio foi absoluto!
Perante tais resultados, existia bastante curiosidade sobre o que estas duas auspiciosas surfistas poderiam render no escalão sénior, numa transição que muitas vezes não é fácil para os surfistas.
A verdade é que as dores de crescimento não se estão a notar muito. Paulatinamente, as manas estão a ganhar o seu espaço entre as melhores surfistas europeias, dando água pela barba a atletas com maior experiência. A campeã nacional Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins que o digam.
Janire Gonzalez Extabarri
WSL/Laurent Masurel
A demonstração dessa afirmação está a ser bem visível neste início de QS regional europeu versão 2025/2026.
Após as duas primeiras etapas, Annette e Janire monopolizam as duas primeiras posições do ranking feminino, estando muito bem lançadas para discutirem o título continental. Tanto em Lacanau como no Boardmasters, houve sempre presença 'Gonzalez Extabarri' na final, sendo que em Fistral Beach tivemos mesmo dobradinha.
Com apenas 18 anos de idade, Janire está a viver um verão inesquecível, repleto de feitos inéditos. Não só estreou-se a vencer no QS a nível global - com a vitória sobre Teresa Bonvalot em Ballito - como também debutou no topo do pódio de etapas do QS europeu, alcançando o triunfo no histórico Boardmasters.
Pelo meio, a prodigiosa basca ainda fez um brilharete no emblemático US Open of Surfing, terminando no terceiro lugar, o seu melhor desempenho em etapas do competitivo circuito Challenger Series.
Annette Gonzalez Etxabarri
WSL/Laurent Masurel
Menos exuberante, mas também muito regular, a goofy Janire foi vice-campeã das duas etapas do QS europeu levadas a cabo. Como tal, a competidora que representou a Espanha nas Olimpíadas de Paris'2024 encontra-se apenas a 100 pontos da liderança da irmã mais nova.
Uma coisa parece certa. A conterrânea Nadia Erostarbe pode estar descansada, pois terá aqui duas dignas sucessoras.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram