A meio do passado mês de julho foi notícia o arranque dos trabalhos de construção da primeira piscina de ondas artificiais em Portugal, que terá localização em Óbidos.
Esta quinta-feira, soube-se da existência de novo projeto com piscina de ondas, agora no concelho de Cascais, um dos grandes centros de surf do país.
Em nota divulgada no seu portal de internet, a Câmara Municipal de Cascais anunciou que irá proceder à construção de um centro de alto rendimento de surf com uma piscina de ondas de tecnologia avançada.
A notícia surge após aprovação em Assembleia Municipal do Plano de Pormenor de Talaíde (PPT), publicada na última quarta-feira em Diário da República.
No texto não é revelado qual a tecnologia que estará acoplada à piscina, nem quando começará a construção da infraestrutura, sendo apenas referido que o prazo de execução total é de cinco anos.
De acordo com a informação adiantada, o inovador projeto será "implantado numa área de 90 mil metros quadrados, atualmente devoluta, entre o Taguspark, Sintra e Oeiras".
Para além do equipamento desportivo, o complexo prevê "zonas de comércio, serviços e várias zonas verdes de lazer e proteção ambiental que vão reposicionar a freguesia de São Domingos de Rana como um novo polo desportivo, turístico e de sustentabilidade urbana".
Diz autarquia presidida por Carlos Carreiras que todo o PPT "estabelece parâmetros rigorosos de sustentabilidade ambiental e energética", comprometendo-se com a "regeneração urbana, económica e com a melhoria da qualidade de vida do concelho".
No âmbito da construção deste centro de alto rendimento de surf, o município salienta que a "mobilidade será reforçada, não só a nível dos transportes públicos e da mobilidade leve, mas também o acesso rodoviário entre Talaíde e o concelho de Sintra será igualmente reforçado com uma nova via de Nível 3, garantindo maior acessibilidade ao novo polo urbano e desportivo".
Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, considera que estamos perante um projeto transformador.
"Este novo centro de alto rendimento de surf, que integra uma piscina de ondas com a tecnologia mais avançada, posiciona Cascais na vanguarda da inovação desportiva. Este projeto representa um investimento estratégico que reforça a atratividade do concelho, dinamiza a economia local e melhora significativamente a qualidade de vida."
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram