Esta sexta-feira, o surf português deixou de ter representação na prova masculina do US Open of Surfing, terceira etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026.
Depois do afastamento do ex-top mundial Frederico Morais na véspera, agora foi Afonso Antunes quem disse adeus ao campeonato de Huntington Beach, que para não variar continua a oferecer ondas com tamanho reduzido. Ainda assim, comparativamente ao verificado durante a semana, regista-se uma ligeira subida do mar na famosa onda californiana.
Nesta sua primeira aparição no emblemático US Open of Surfing, Afonso Antunes foi eliminado na segunda ronda. Depois das boas sensações evidenciadas na ronda inaugural, desta vez as coisas não correram de feição.
O surfista de 21 anos esteve em ação na quarta bateria da ronda 2, onde não foi além do quarto posto, somando apenas 5,10 pts.
Assim, o filho do ex-campeão nacional João Antunes ficou atrás do antigo top mundial George Pittar (5,77 pts), também eliminado e que apenas surfou uma onda, bem como dos apurados Xavier Huxtable (11,17 pts) e Eli Hanneman (14,67 pts). Com um arranque demolidor, o vencedor do evento em 2023 não deu chances à concorrência rumo à ronda 3.
Com a saída de cena de Afonso Antunes, a participação lusa fica cingida ao setor feminino, com a campeã nacional Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins. Francisca Veselko, que chegou aos States na liderança do ranking feminino, também já ficou pelo caminho.
Teresa e Yolanda, que por serem cabeças de série têm entrada direta na ronda 2, apenas vão debutar este sábado.
A estreia deverá acontecer logo ao início do jornada. Em jogo, está a passagem aos oitavos-de-final. No quinto heat, Yolanda Hopkins encontra a prodigiosa gaulesa e campeã europeia Tya Zebrowski, a australiana India Robinson e a havaiana Vaihitimahana Inso.
No confronto imediatamente a seguir, Teresa Bonvalot divide o lineup com a brasileira Sophia Medina, a jovem norte-americana Eden Walla e a havaiana Keala Tomada-Bannert. As duas primeiras colocadas de cada bateria seguem em frente.
Recorde-se que o período de espera do US Ope termina no domingo, com a organização a estar num verdadeiro contrarrelógio para concluir o campeonato a tempo. A 'flatada' assim determinou.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram