No passado domingo, Tiago Stock e Maria Salgado juntaram o título nacional Sub-20 à conquista do Projunior Santa Cruz, a etapa final do Junior Tour 2025.
Os dois jovens surfistas conquistaram o título nacional ainda antes de chegarem à final da prova disputada nas ondas do Oeste português, com Maria Salgado a repetir o feito que já tinha conseguido o ano passado, sagrando-se bicampeã nacional Sub-20, enquanto Tiago Stock sucede a Martim Nunes, que tinha sido tricampeão nacional da categoria.
Após a ação ter iniciado no sábado, com a realização de três rondas masculinas e uma ronda feminina, a decisão dos títulos ficou adiada para domingo, com expectativas altas e a previsão de muita emoção.
Foi do lado feminino que houve a primeira decisão, depois de Maria Salgado ter conseguido a passagem às meias-finais. Dessa forma, a jovem surfista de Santa Cruz, de 18 anos, repetiu o título que já tinha conseguido no ano anterior.
Maria Salgado
Tiago Segurado/Santa Cruz Ocean Spirit
Todavia, Maria Salgado não ficou satisfeita e continuou imparável até à final. Após derrotar Lua Escudeiro nas meias-finais, Salgado não deu qualquer hipótese a Sofia Matos na final, terminando a bateria com 13,83 pts, contra apenas 2,97 pts da adversária. Um triunfo que permitiu a Maria Salgado fazer o pleno no Junior Tour 2025, uma vez que já tinha vencido as provas de Porto/Matosinhos e também de Aveiro.
“Estou muito contente por me sagrar bicampeã nacional Sub-20, sobretudo por ser em Santa Cruz, que é o sítio onde mais surf e onde vivo. As ondas estiveram boas e consegui vencer também a etapa. Foram três vitórias ao longo do circuito e estou muito feliz por conseguir esse feito”, afirmou Maria Salgado, que está a viver uma grande temporada, onde é atualmente a vice-líder do ranking feminino da Liga MEO Surf 2025 e o 3.º lugar do ranking do circuito europeu júnior da WSL, depois de ter vencido já este ano a primeira prova da carreira a nível internacional.
No lado masculino a disputa foi mais renhida, com João Roque Pinho a ser o primeiro candidato a ceder, após falhar a passagem às meias-finais.
Dessa forma, restavam Tiago Stock e Francisco Ordonhas na luta pelo título, sendo que ambos iam enfrentar-se nas meias-finais. Em caso de triunfo, Stock era automaticamente campeão, enquanto Ordonhas tinha de vencer o duelo e, depois, também a final para carimbar o título.
A meia-final, que serviu de final antecipada, foi pautada por muito equilíbrio e o triunfo acabou por sorrir a Tiago Stock por somente 0,61 pts, depois de ter somado 13,67 contra 13,06 de Francisco Ordonhas. Dessa forma, o jovem surfista da Linha de Cascais, de 19 anos, podia festejar o título antecipadamente.
Tiago Stock
Tiago Segurado/Santa Cruz Ocean Spirit
No entanto, Tiago Stock não parou por aí e aproveitou a embalagem para vencer também a etapa, depois de um duelo frente a Francisco Mittermayer na final. Com 15,50 pontos, contra 11,84 de Mittermayer, Stock carimbou o segundo triunfo da temporada no Junior Tour, depois de também ter conquistado a etapa do Porto/Matosinhos.
“Esta era a última etapa do ano no circuito nacional Sub-20. Conquistei a etapa e levei o título nacional para casa, que já era um ojetivo que tinha desde o início do ano, por isso estou muito contente por esta conquista”, frisou Tiago Stock, que também é um dos surfistas ainda na luta pelo título nacional na Liga MEO Surf.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram