Nas últimas semanas, por força do Mundial de Clubes da FIFA que decorre nos Estados Unidos da América, as tempestades têm estado na ordem do dia, forçando à interrupção de diversos encontros por um longo período de tempo.
Desta feita, na África do Sul, coube ao surf de competição sofrer os efeitos de uma tormenta. Este sábado, devido a esse fenómeno meteorológico, o Ballito Pro esteve parado durante um par de horas.
Em Willard Beach, a chegada da borrasca degradou as condições do mar e obrigou mesmo a evacuar o areal devido ao risco de queda de relâmpagos.
Passada a tempestade, procedeu-se à retoma da ação. O céu cinzento e nublado dissipou-se para dar lugar ao céu azul, que tem sido uma constante durante a semana.
Ainda assim, o programa previsto para o antepenúltimo dia do período de espera não foi totalmente cumprido.
A organização apenas conseguiu realizar os oitavos-de-final referentes ao setor masculino, que já não conta com presença portuguesa após as eliminações de Frederico Morais e do estreante Afonso Antunes.
Logo no início do dia, o ex-top mundial Eli Hanneman protagonizou a melhor performance, com 13,60 pts. Num heat em que até partiu uma prancha, o surfista havaiano derrotou o jovem mexicano Lucas Cassity, que tinha feito uma nota máxima (10,00 pts) na véspera.
No pós-tempestade, os 'oitavos' ditaram o afastamento do 'aussie' Jacob Willcox, líder do ranking após a vitória na etapa inaugural, disputada em Newcastle (Austrália).
Do plano de festas, constava igualmente a colocação na água das quatro primeiras baterias dos 'oitavos' femininos', mas não foi possível concretizar esse intento.
Assim, pelo segundo dia consecutivo as senhoras não vestiram a licra de competição. O regresso do setor feminino fica guardado para sábado, dia em que o sol voltará a brilhar em Ballito, palco da segunda etapa do circuito Challenger Series versão 2025/2026.
A nível meteorológico, o fim de semana será marcado por céu limpo e a presença do astro-rei. Já o tamanho do mar vai diminuir este sábado. No domingo, dia das finais, a previsão aponta para um pulso no swell.
Recorde-se que há três surfistas portuguesas entre as 16 melhores da prova sul-africana. O contingente luso é formado pela campeã nacional Teresa Bonvalot, Francisca Veselko (líder do ranking) e Yolanda Hopkins.
Para este sábado, a chamada está marcada para as 6h15 (hora de Portugal continental), perspetivando-se uma jornada completa de ação.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram