A batalha pela qualificação para o circuito mundial de surf do próximo ano vai prosseguir com o histórico US Open of Surfing, terceira etapa da Challenger Series 2025/2026.
A prova norte-americana, que tradicionalmente não é muito favorável às cores portuguesas, decorrerá entre os dias 30 de julho e 3 de agosto.
Nas ondas que quebram junto ao famoso pier de Huntington Beach, haverá meia dezena de surfistas portugueses em ação. Os cinco elementos que estão a fazer o circuito na totalidade.
Posicionadas no top 5 do ranking feminino, Francisca Veselko, Yolanda Hopkins e a campeã nacional Teresa Bonvalot vão procurar dar continuidade ao excelente início de época que estão a realizar.
Por sua vez, o ex-top mundial Frederico Morais e o estreante Afonso Antunes tentarão obter um resultado forte, que permita trepar várias posições na hierarquia. Isto após um início de campanha mais discreto.
A World Surf League (WSL) já divulgou o heat draw do evento californiano. Entre os homens, Afonso Antunes estará em ação logo na segunda bateria da ronda inaugural.
O antigo vice-campeão nacional mede forças com o ex-top mundial Kolohe Andino, o australiano Tully White e o sul-africano Connor Slijpen. Recorde-se que Huntington Beach é um local de boa memória para Afonso Antunes. Em 2019, na última vez que ali competiu, Afonso sagrou-se vice-campeão mundial ISA Sub-16.
Já Frederico Morais tem estreia marcada para a sétima e penúltima bateria da ronda 1. Os adversários de Kikas são o australiano Dakoda Walters e os sul-africanos Thomas Lindhorst e Adin Masencamp.
No lado feminino, haverá representação lusa logo na primeira bateria do campeonato. A líder do ranking Kika Veselko defronta a costarriquenha Leilani McGonagle, a peruana Daniella Rosas e a ex-campeã nacional e germânica Camilla Kemp.
Apesar de comandar o ranking, a vencedora da etapa de Newcastle não possui estatuto de cabeça de série no US Open of Surfing. Situação contrária ao que sucedeu nas duas etapas anteriores. A participação de algumas surfistas do CT aliada ao seeding mais baixo que Kika traz do ano passado, determina uma entrada em cena mais cedo.
Em sentido inverso, as compatriotas Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot beneficiam do estatuto de cabeças de série, pelo que têm entrada direta na ronda 2.
Finalista vencida da etapa anterior, disputada em Ballito, Yolanda já sabe que a australiana e ex-top mundial India Robinson será uma das oponentes no quinto heat. As restantes adversárias chegam da ronda 1.
Na bateria imediatamente que se segue, Teresa Bonvalot encontra a brasileira Sophia Medina e mais duas surfistas provenientes da ronda inaugural.
Prova histórica do surf mundial, o US Open of Surfing contará com a presença de um punhado de tops mundiais, que aproveitam a oportunidade para estar em ação e dar um colorido especial ao quadro de competição.
A armada do CT é composta pelo japonês Kanoa Igarashi (antigo bicampeão do evento), a costarriquenha Brisa Hennessy, a francesa Vahine Fierro e as norte-americanas Bella Kenworthy e Sawyer Lindblad, que conquistou a prova em 2023.
No setor masculino, já é certo que haverá um novo vencedor face ao último ano, pois o mexicano e top mundial Alan Cleland não estará presente. Entre as senhoras, a campeã em título é a veterana Sally Fitzgibbons, que parte em busca de novo sucesso em águas californianas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram