Este domingo, o Eurosurf de 2025 teve a primeira jornada longa nas ondas de Santa Cruz (Praia do Mirante), que pela terceira edição consecutiva servem de palco ao evento continental.
Ao contrário do que estava inicialmente delineado, a organização apenas avançou com a prova de surf, recorrendo ao duplo palanque. O longboard, onde o jovem Francisco Freitas e Raquel Bento defendem as cores portuguesas, ficou em terra pelo segundo dia consecutivo.
Para a seleção nacional - campeã europeia em título - o terceiro dia de competição terminou com saldo positivo. Dos seis surfistas que estiveram em ação, cinco mantiveram-se no quadro principal. O primeiro percalço aconteceu com o estreante Francisco Ordonhas, que foi relegado para a repescagem.
Na prova masculina, que só foi para a água este domingo, o campeão europeu Guilherme Ribeiro começou da melhor forma a defesa do título ao conquistar as duas baterias que disputou. Logo na sua primeira aparição, o vigente campeão nacional fez aquele que é o melhor score combinado (15,70 pts) de toda a competição, até ao momento.
Na ronda inaugural, Portugal fez o pleno, pois Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Francisco Ordonhas venceram as suas contendas. Depois, na ronda 2, só Gui saboreou novamente a vitória. O estreante Joaquim Chaves também conseguiu atingir a ronda 3, enquanto o já mencionado Francisco Ordonhas caiu para a repescagem após um heat difícil, no qual somou apenas 4,07 pts.
Após duas rondas disputadas no masculino, já todos os conjuntos em prova contam com surfistas na repescagem.
No lado feminino, a campeã europeia Mafalda Lopes, Gabriela Dinis e a local Maria Salgado carimbaram a passagem para a ronda 3. Deste trio, Mafalda foi a única surfista que não saiu com a vitória do seu compromisso.
A ronda 3 já terá alguma importância, uma vez que é monopolizada por competidoras de quatro nações candidatas às medalhas: Portugal, Espanha, Alemanha e Inglaterra.
Maria Salgado e Gabriela Dinis vão surfar no segundo heat, encontrando as britânicas Lauren Sandland e Charlotte Mulley. Na bateria seguinte, que encerra a ronda, Mafalda Lopes mede forças com a ex-campeã nacional e germânica Camilla Kemp e as espanholas Lucia Machado e Sol Boirelli.
O Eurosurf de 2025 prolonga-se até ao dia 24 de julho. O certame integra a agenda desportiva da 17.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram