Foi com uma maratona de surf que arrancou, esta quinta-feira, o Junior Pro Capbreton, evento francês que é a segunda etapa do circuito Pro Junior europeu da World Surf League (WSL) versão 2025.
As pequenas, mas divertidas ondas de Plage Santocha foram palco de um total de 24 baterias, o que deixou a competição já nos quartos-de-final.
No seio da armada lusa, que apresentou-se ao serviço com 19 surfistas, houve oito competidores que superaram este longo dia inaugural no sudoeste de França.
Nos homens, o atual campeão continental Francisco Ordonhas, João Mendonça, Tiago Stock, Martim Fortes e Jaime Veselko conseguiram o passaporte para os 'quartos'. Destaque para o desempenho do irmão de Kika Veselko, pois superou duas rondas durante a jornada, sempre com vitórias.
Com cinco surfistas entre os 16 atletas que restam em competição, Portugal é mesmo o país com maior número de representantes nos quartos-de-final da prova masculina.
No setor feminino, a líder do ranking Maria Salgado, Teresa Pereira e Lua Escudeiro apuraram-se para os 'quartos'. Lua Escudeiro brilhou na ronda 1, conseguindo a pontuação combinada mais elevada (14,16 pts), bem como a melhor onda (8,33 pts).
Em termos de baixas no contingente luso, nota para a eliminação precoce de Matias Canhoto. Finalista na etapa de Ferrol, onde alcançou o quarto posto, desta feita o surfista de Peniche perdeu de primeira, sendo eliminado na ronda 3.
Quem também teve uma passagem fugaz por Capbreton, após um bom resultado na Galiza, foi Maria Dias. Depois do quinto posto obtido no país vizinho, resultado de ter chegado às meias-finais, a vigente campeã nacional Sub-18 foi agora derrotada na ronda 1.
Para além de Matias Canhoto, a terceira ronda masculina, que marcou a estreia dos cabeças de série, também ditou as eliminações de João Roque Pinho e Salvador Vala.
Já Afonso Pinto, Joaquim Trindade, Francisco Mittermayer e Tiago Guerra foram afastados na ronda 2. Esta foi a fase em que, de forma surpreendente, o Pro Junior de Capbreton também perdeu o contributo do espanhol Alfonso Suarez, recente vencedor do Junior Pro Ferrol.
Na ronda inaugural, Miguel Lages e Bruno Amado foram os surfistas portugueses eliminados. No lado feminino, Nuria Maganinho também não conseguiu atingir a ronda 2.
Esta sexta-feira, o Junior Pro Capbreton tem a chamada às 7h00 (hora de Portugal continental), com potencial abertura de hostilidades às 7h30. O período de espera prolonga-se até sábado.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram