Um "desastre natural", assim classificou Peter Malinauskas, líder do Governo da Austrália do Sul, o que está a acontecer ao largo da costa sul.
Tudo por causa de uma maré de algas tóxicas que já matou cerca 14 mil animais (quase 500 espécies marinhas diferentes) e está a originar bastantes prejuízos no turismo e pesca local.
De acordo com as autoridades ambientais, a área afetada pela alga da espécie Karenia mikimotoi é de 4500 quilómetros quadrados. O fenómeno foi avistado pela primeira vez em março último.
A situação tem sido agravada devido ao aumento da temperatura da água do mar. Ao decompor-se, a alga consome oxigénio da água, sufocando as espécies marinhas.
"Nunca vimos uma proliferação de algas deste tamanho e a esta escala na história do litoral do nosso país. É diferente do que estamos familiarizados na Austrália. Isto é tão completamente sem precedentes que não sabemos como se vai desenrolar nas próximas semanas e meses", confidencia Peter Malinauskas.
Na semana passada, o primeiro-ministro da Austrália do Sul anunciou um pacote de 14 milhões de dólares australianos (7,8 milhões de euros), igualando a verba colocada à disposição pelo governo federal. Toda esta ajuda financeira destina-se a apoiar as empresas afetadas, ações de limpeza e trabalhos de investigação científica.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram