A wildcard Francisca Veselko, de 22 anos, já conhece o nome da sua adversária na ronda de repescagem do Open J-Bay, que teve início esta sexta-feira nas direitas de Supertubes, na África do Sul.
No terceiro e penúltimo heat da repescagem, a ex-campeã do mundo Júnior da World Surf League (WSL) vai medir forças com a jovem havaiana Bettylou Sakura Jonhson, surfista que chegou a Jeffreys Bay no quarto posto do ranking mundial.
Pela frente, a competidora de Carcavelos terá uma das duas surfistas que já bisou na presente temporada, tendo triunfado na Gold Coast e em Trestles.
Para a única representante do surf luso neste Open J-Bay, está em jogo um inédito lugar nos quartos-de-final de uma etapa do circuito mundial de surf. Esta é a segunda aparição de Kika no CT. O aguardado duelo deverá ter lugar este sábado, dia em que são esperadas boas condições na famosa onda de performance africana.
Esta sexta-feira, a organização apenas conseguiu realizar metade do programa previsto. Só quatro baterias foram colocadas na água, correspondentes à ronda inaugural feminina. Foram 2h20 de surf. Os homens ficaram em terra, ainda que estivesse delineada a realização de metade (4 heats) da ronda 1.
Isabella Nichols
WSL/Alan van Gysen
O atraso na chegada do swell previsto aliado ao vento onshore, que começou a soprar com maior intesidade, não permitiu ir mais além. Tudo junto, fez escassear a oferta de ondas, tornando as baterias muito lentas.
Apesar das condições desafiantes, a verdade é que a australiana Molly Picklum encontrou forma de arrasar em J-Bay, assinando uma entrada de rompante no evento em que foi finalista vencida em 2023.
A atual líder do ranking mundial venceu a segunda bateria da ronda 1 com o impressionante score combinado de 16,83 pts, no qual incluiu uma onda de 9,33 pts. Com esta categórica performance, 'Pickles' serviu uma combinação à rookie canadiana Erin Brooks, bem como à wildcard sul-africana Sarah Baum. Ambas, atiradas para repescagem.
Molly Picklum
WSL/Kody McGregor
Embalada pela recente vitória em Saquarema, a surfista de 22 anos mostra que não está para brincar. Isto num dia em que a 'aussie' assegurou lugar na finalíssima de Cloudbreak, onde será discutido o título mundial dentro de mês e meio.
Para além de Molly, a compatriota Isabella Nichols, a havaiana Gabriela Bryan, vencedora do heat em que esteve Kika Veselko , e a experiente norte-americana Lakey Peterson (campeã em título do Open J-Bay) também garantiram a passagem direta aos quartos-de-final.
A nível do top 5 do ranking, Bettylou Sakura Jonhson não é a única atleta obrigada a disputar a repescagem. O mesmo acontecerá com a vigente campeã mundial Caitlin Simmers. Nesta ronda, também veremos a campeã olímpica Caroline Marks, que está às portas dessa zona do ranking.
Caroline Marks
WSL/Kody McGregor
Para este sábado, a chamada em Jeffreys Bay está marcada para as 6h15 (hora de Portugal continental), com potencial início de ação às 6h33. Caso o mar colabore, conforme indicam as previsões, espera-se um grandioso dia de competição.
O Open J-Bay tem o período de espera até ao dia 20 de julho. Esta é a 10.ª e penúltima etapa da temporada regular do CT versão 2025
Resultados ronda 1 feminina:
HEAT 1: Isabella Nichols (AUS) 14.00 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 12.83, Luana Silva (BRA) 9.43 HEAT 2: Molly Picklum (AUS) 16.83 DEF. Erin Brooks (CAN) 9.27, Sarah Baum (RSA) 3.07 HEAT 3: Gabriela Bryan (HAW) 12.33 DEF. Tyler Wright (AUS) 7.50, Francisca Veselko (POR) 5.70 HEAT 4: Lakey Peterson (USA) 9.43 DEF. Caroline Marks (USA) 6.50, Caitlin Simmers (USA) 4.77Heats repescagem feminina:
HEAT 1: Caitlin Simmers (USA) vs. Sarah Baum (RSA) HEAT 2: Caroline Marks (USA) vs. Luana Silva (BRA) HEAT 3: Bettylou Sakura Johnson (HAW) vs. Francisca Veselko (POR) HEAT 4: Tyler Wright (AUS) vs. Erin Brooks (CAN)
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram