Ainda na ressaca do Eurosurf versão 2025, realizado em Santa Cruz, a elite do longboard europeu não tardou em voltar à ação, mas agora no país vizinho.
Entre os dias 24 e 28 de julho, disputou-se nova edição do Salinas Longboard Festival, um dos mais antigos e prestigiados eventos do pranchão no velho continente.
Este ano, o certame asturiano teve o acréscimo de pertencer ao calendário do regressado circuito europeu de longboard, sendo a terceira e penúltima etapa do ano.
Nas ondas de Salinas, o jovem Francisco Freitas foi o melhor representante da armada lusa. O atual campeão europeu Sub-18 alcançou o terceiro lugar após atingir as meias-finais.
O também vigente detentor do título nacional Sub-18 mostrou-se forte durante a prova espanhola. Ronda após ronda, Francisco construiu pontuações combinadas robustas e disparou várias notas excelentes.
A marcha de Freitas só foi parada pelo italiano Federico Nesti, num heat em que o competidor português somou 13,73 pts contra os 16,50 pts acumulados pelo vice-campeão europeu. Nesti depois foi o finalista vencido ao sair derrotado do embate com o brasileiro e ex-campeão mundial ISA Rodrigo Sphaier.
Ainda na prova masculina, o luso Frederico Carrilho terminou no quinto lugar, depois de chegar aos quartos-de-final. Por sua vez, 'Lipe' Ferreira encerrou a sua participação na segunda ronda.
Na prova feminina, a campeã nacional Raquel Bento teve a melhor prestação portuguesa, obtendo o quinto posto. Nos quartos-de-final, num heat marcado por scores muito baixos, 'Raka' foi batida pela australiana Lucy Small. Ana Macedo também esteve em prova, mas não evitou a derrota de primeira.
A competição feminina teve como vencedora a espanhola Julieta Rodriguez-Villamil. A competir em casa, a longboarder de somente 15 anos acabou por ser a grande protagonista do evento, pois também arrecadou o triunfo na categoria Júnior. No lado júnior masculino, o francês Kito Guessard subiu ao lugar mais alto do pódio.
Disputadas três das quatro etapas em agenda, o Europeu de Longboard apenas será retomado dentro de quatro meses.
A temporada irá terminar onde começou, isto é, em águas portuguesas. Entre os dias 21 e 23 de novembro, São Pedro Estoril acolhe a etapa final. É nas ondas da Linha de Cascais que serão consagrados os novos campeões europeus.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram