É com quatro atletas que Portugal vai enfrentar o derradeiro dia de competição do Eurosurf 2025, que decorre desde a passada sexta-feira em Santa Cruz.
Esta quarta-feira, no penúltimo dia de prova, definiram-se os competidores que vão lutar pelas medalhas na Praia do Mirante, que voltou a oferecer ondas pequenas.
No Oeste luso, na jornada de todas as decisões, a formação das quinas será encabeçada pelos vigentes campeões europeus Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes. A estes, juntam-se a local Maria Salgado e Raquel Bento, atual vice-campeã europeia e única representante da seleção nacional em longboard.
Os três surfistas estão a um heat das finais das medalhas, enquanto 'Raka' já garantiu lugar na grande decisão via repescagem. Na final, Raquel Bento defrontará a espanhola Julieta Rodriguez-Villamil, a dinamarquesa Thilde Rasmussen e a irlandesa Ruby Knox.
No seio da seleção nacional, dos seis altetas que esta quarta-feira estiveram em ação, houve dois que foram eliminados do certame continental.
Falamos do ex-campeão nacional Joaquim Chaves e do jovem longboarder Francisco Freitas, atual detentor do título europeu Sub-18 e que esteve em evidência durante o campeonato, continuando a possuir as mais altas pontuações combinadas.
'Quimjó' disse adeus à prova na sexta ronda da repescagem, fase para qual caiu no início do dia. Por sua vez, Francisco Freitas ficou pelo caminho na final da repescagem.
Numa bateria muito bem disputada, Freitas acariciou o inédito acesso à final das medalhas. O campeão nacional Sub-18 ficou a 0,39 pts do segundo posto, sendo derrotado com o score combinado de 12,57 pts e após a última de troca de ondas com o espanhol Nicolás Andrade (12,96 pts). Desta feita, Francisco terminou o campeonato num honroso quinto posto, nesta que foi a sua estreia no Eurosurf para o escalão Open.
Entre os surfistas portugueses que mantiveram-se em prova, o campeão nacional Guilherme Ribeiro ultrapassou a ronda 4 do quadro principal com uma vitória, curiosamente na mesma bateria que atirou o compatriota Joaquim Chaves para as repescagens.
Vitoriosas também foram Mafalda Lopes e Maria Salgado na quarta ronda feminina. A competir literalmente em casa, Salgado voltou a brilhar. Com 14,77 pts, a campeã nacional Sub-20 conseguiu o melhor score combinado da prova feminina, até ao momento.
Na luta por um lugar na final das medalhas, Mafalda Lopes e Maria Salgado vão surfar no mesmo heat, tendo a companhia da espanhola Ariane Ochoa e da inglesa Charlotte Mulley.
Em busca do mesmo objetivo, Guilherme Ribeiro mede forças com o espanhol Luis Díaz, o irlandês Gearoid McDaid e o alemão Tim Elter. Recorde-se que apenas os dois primeiros colocados avançam para as finais das medalhas. Os restantes atletas são relegados para as finais das repescagens.
Esta quinta-feira, disputam-se oito baterias até os novos campeões europeus estarem todos coroados. A nível coletivo, Portugal procura revalidar o título, ocupando neste momento o segundo lugar atrás da vizinha Espanha. Tal como há dois anos, a equipa lusa necessita de um dia praticamente perfeito para alcançar a vitória.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram