Se para Portugal o quinto dia do Eurosurf 2025 foi duro ao nível do shortboard - ocorreram as primeiras eliminações - a história foi diferente no pranchão.
Na prova de longboard, que não ia para a água desde o dia inaugural (sexta-feira), tudo foi de vento em popa nas ondas da Praia do Mirante (Santa Cruz), pese embora um percalço logo na abertura da jornada.
A campeã nacional Raquel Bento e o jovem Francisco Freitas estiveram em bom plano. O duo está apenas a um heat das finais das medalhas.
Esta terça-feira, 'Raka' superou a ronda 2 do quadro principal com uma vitória, mantendo o registo invicto neste Eurosurf.
Na luta por um lugar na final das medalhas, a atual vice-campeã europeia irá medir forças com a dinamarquesa Thilde Rasmussen, a italiana Chiara Cuppone e a irlandesa Ruby Knox. Somente as duas primeiras classificadas garantem, desde logo, lugar no derradeiro heat da competição. As restantes longboarders caem para a final da repescagem.
Entre as senhoras, já é certo que será coroada uma nova campeã continental, uma vez que a inglesa Emily Currie foi surpreendentemente eliminada na ronda 3 da repescagem.
Por sua vez, Francisco Freitas foi de menos a mais num longo dia, no qual surfou três baterias. Para o atual campeão europeu Sub-18, a jornada começou com um contratempo, a queda para a repescagem.
Depois, o vigente campeão nacional Sub-18 reconectou-se com as ondas pequenas da Praia do Mirante, mostrando-se muito à vontade com as condições verificadas. Na repescagem, o jovem longboarder português somou duas vitórias consecutivas. Triunfos esses sempre alcançados com pontuações combinadas superiores a 10,00 pts.
Curiosamente, apesar de prosseguir em prova via repescagem, Francisco é neste momento a grande figura da prova masculina de longboard. Na sua posse, estão os dois melhores scores combinados (14,67 pts e 13,50 pts) e as duas melhores ondas (8,17 pts e 8,00 pts).
"Nas repescagens temos de dar tudo. É a última oportunidade que temos. Por isso, não podemos ter pressão em cima, mas sim o orgulho que trazemos e dar tudo o que temos, 300% sempre. Isto é por Portugal Continuamos fortes", disse Freitas na curta entrevista após superar a ronda 3 da repescagem.
Na final da repescagem masculina, Francisco Freitas já sabe que um dos adversários será o israelita Yonatan Amir. Os outros dois oponentes chegam do quadro principal. Em jogo, estarão dois lugares na final das medalhas.
A maior competição europeia de surfing por seleções está na reta final, tendo esta quarta-feira o seu penúltimo dia.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram